ASSUFRGS debate sobre o futuro dos Institutos Federais na Assembleia Legislativa do RS

Na manhã dessa terça-feira (04), ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul uma Reunião Ordinária híbrida da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. O tema do encontro foi a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no RS. A presidência da comissão é da deputada Sofia Cavedon (PT). O encontro contou com a presença da ASSUFRGS Sindicato, representada pela Coordenadora de Educação Política e Sindical, Gabriela Godoy, e pela representante do sindicato no Conselho Superior do IFRS, Márcia Tavares. Também marcaram presença o reitor do IFRS Júlio Xandro Heck e as reitorias do IFFar e IFSul.

Durante a reunião foram pontuadas as necessidades de recompor junto ao governo federal o orçamento dos Institutos Federais, que sofreram uma queda brutal de investimento nos últimos anos. Para a Coordenadora Gabriela Godoy, a diminuição do repasse desde 2017 coloca em risco o projeto de expansão dos IFs. “Nós sobrevivemos a seis anos de cortes e uma violência tremenda contra a educação pública e mesmo com a troca de governo federal os reflexos ainda estão aí. São problemas estruturais, como falta de manutenção dos prédios dos institutos federais, falta de servidores o corte das poucas bolsas que temos. “

“A ASSUFRGS participou das lutas contra o corte de verbas dos IFs no último governo, como as Tsunamis da Educação. No último congresso nacional da nossa federação, o CONFASUBRA, inserimos a pauta da luta em defesa dos institutos federais em nível federal, dentro das entidades de nossa categoria. Precisamos de uma relação diferente para tratar os TAEs dos IFs e das universidades. Por isso é necessário organizar uma conversa direta com o CONIF”, destacou Márcia Tavares.

Uma das possibilidades tiradas após a reunião é encaminhar através da Comissão de Educação da ALERGS uma reunião com o Ministro da Educação, Camilo Santana, para encaminhar as demandas dos Institutos Federais gaúchos.

A participação das representantes da ASSUFRGS na reunião extraordinária pode ser conferida no player abaixo, a partir do tempo 1h15minutos:

___________