Assembleia Geral da UFRGS, UFCSPA e IFRS debate luta pelo Reajuste Salarial, Plano de Carreira e contra Reforma Administrativa

A ASSUFRGS Sindicato convoca os Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS para a Assembleia Geral da categoria no próximo dia 31 de outubro, às 15 horas, no Auditório do Prédio 1 da UFCSPA. Apresentamos nossas reivindicações da Campanha Salarial 2024 ao Governo Lula, mas até agora não tivemos respostas! É urgente que a negociação avance!

O encontro terá como pautas:

• Informes Gerais da base
  • Indicativo de Paralisação em 08 de novembro
  • Reajuste Salarial 2024
  • Alterações na carreira
  • Luta contra Reforma Administrativa
  • Destituição na UFRGS
  • Paridade

Conjuntura Nacional “Queremos uma resposta do governo!”

O FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) fechou o indicativo de paralisação dos SPFs para 8 de novembro. Com o intuito de reivindicar respostas sobre as demandas dos servidores públicos e pressionar o governo. Fasubra convocou os sindicatos da base para debater a data de paralisação e aluta pelo reajuste e plano de carreira.

O FONASEFE encaminhou ao governo a solicitação de uma reunião da MNNP (Mesa Nacional de Negociação Permanente) para o dia 8 de novembro. Nessa reunião, o governo será instado a apresentar respostas às reivindicações da categoria.

O Fonasefe e a FASUBRA apresentaram as reivindicações da Campanha Salarial 2024 ao Governo Lula no início do ano, mas até agora não tivemos respostas. É urgente que a negociação avance! Mas, para isso, é preciso que o Governo Lula mude sua postura!

Situação dos TAEs e do PCCTAE

Após 18 anos da sanção da lei do PCCTAE (lei nº 11091/2005), a carreira apresenta muitos prejuízos, sendo uma das menores remunerações do serviço federal. Os servidores têm enfrentado defasagem salarial, falta de reajustes, a extinção/suspensão de cargos e a taxa de desligamento de trabalhadores.

Entenda as mesas de negociação

O governo federal abriu duas mesas de negociação que dizem respeito especificamente à carreira TAE:

• Mesa Específica e Temporária, com impacto orçamentário e participação da FASUBRA e do SINASEFE, iniciada em 04/09, com segunda reunião em 03/10; Previsão de próximo encontro em novembro.
  • Mesa Setorial, sem impacto orçamentário, para a qual a Fasubra foi convidada pela Sesu/MEC.

Além das mesas específicas, existe a Mesa Nacional:

• Mesa Nacional de Negociação, junto ao Ministério da Gestão e Inovação, essa mesa reúne diversas carreiras dos SPFs para tratar de pautas como reajuste e outras, sem impacto financeiro. Ela iniciou em Julho de 2023. Até o momento ocorreram quatro encontros, o último em agosto. Fasubra faz parte da mesa.

Fique atento aos canais de comunicação da ASSUFRGS para os informes sobre o andamento das negociações.

Aguardamos a presença de todos e todas! Compartilhe o card o convoque os colegas da sua unidade para participar do debate!