Empossado o Conselho de Representantes Gestão 2023/2025 da ASSUFRGS

A gestão 2023/2025 do Conselho de Representantes da ASSUFRGS foi empossada na noite desta terça-feira (14). A posse ocorreu na Sala 102 da FACED, tendo como Mestre de Cerimônia Cleusa Beatriz Camisolão. O CR tem como um dos seus principais objetivos dar voz às demandas específicas de cada setor de trabalho e dos aposentados e pensionistas.

Foram empossados 98 colegas da categoria, entre titulares e suplentes, de 49 chapas eleitas, representando 32 unidades da base do sindicato, além dos aposentados e pensionistas da categoria. Esta é uma das maiores composições do Conselho de Representantes da história do sindicato, comprovando que a categoria entende o papel estratégico da ASSUFRGS para a conquista não só dos direitos daqueles que fazem a educação de qualidade nas instituições federais de ensino, como também propulsor de uma sociedade com melhores serviços públicos, da educação à saúde pública, mais democracia e igualdade social.

A cerimônia contou com a fala dos Coordenadores da ASSUFRGS. “Rearticular o Conselho de Representantes significa fortalecer o nosso sindicato. Isso é muito importante. Sabemos que nos últimos anos a classe trabalhadora foi muito atacada e nós precisamos, sim, de mobilização e organização para tocar adiante nossas pautas e defender o direito dos trabalhadores. Bem-vindos colegas!”, pontuou a Coordenadora-geral Tamyres Filgueira.

Gabriel Focking também destacou a importância da eleição dos representantes. “Tivemos um processo agressivo para a classe trabalhadora e o nosso sindicato conseguiu sustentar as lutas e agora conseguirá dar um impulso ainda maior, a partir desse conselho. Nosso sindicato sabe bem a importância dos representantes, que o coloca em seu estatuto este conselho como superior à coordenação, pois sabemos da importância que é conhecer o cotidiano das relações de trabalho em cada uma das unidades de nossa base”, finalizou o Coordenador-geral.

Maristela Piedade, Coordenadora de Administração e Finanças, chamou a atenção para as lutas travadas pelo sindicato e pela categoria nos últimos anos. “Nós tivemos um papel ativo durante a pandemia. Derrotamos a PEC 32. Quando muita gente dizia que não dava para sair na rua, que não era possível fazer essa luta. Nós fizemos! Em conjunto com servidores públicos federais, fizemos a pressão em Brasília, localmente com os parlamentares daqui. Se conseguimos vencer uma vez, podemos vencer outra. Teremos grandes desafios daqui pela frente, e que bom que vamos contar com o conselho de representantes. Que seja forte esse conselho!”.

Ricardo Souza destacou que a retomada do conselho é “uma vitória para nossa categoria. O conselho é fundamental para fazer mobilização e diálogo com os colegas de cada unidade. As lutas que temos pela frente são muito grandes. temos que convidar nossos colegas a se filiar ao sindicato, construir o sindicato. Conquistar a campanha salarial, o plano de carreira, as 30 horas, a paridade na UFRGS e UFCSPA e ampliar as conquistas do IFRS. Tudo isso requer mobilização e força coletiva!”

O Presidente da Comissão Eleitoral, Rui Muniz, também fez uma saudação durante a cerimônia. “A comissão cumpriu o seu papel. “33 anos depois da Assufrgs ter sido fundada como sindicato, temos aqui, talvez um dos maiores conselhos de representante de nossa história. Para mim, isso é uma oxigenação política. É daqui que vai sair a política. É do trabalho direto nas bases, lhe dar com o real que existe no movimento sindical.”

José Luis Rockenbach, integrante da Comissão Eleitoral, finalizou as intervenções, pedindo que os presentes se levantassem em homenagem ao povo palestino. Em sua intervenção, Neco, destacou a necessidade da unidade. “Nós temos que vencer as nossas diferenças. temos que reconstruir a nossa luta. Esse conselho é fundamental pra isso. nós temos vários grupos políticos, pessoas de diferentes gerações, mas não podemos perder nossa unidade. Precisamos reconstruir o Brasil, reconstruir a universidade e os IFs. Vamos ter que conquistar as gerações mais novas que não se filiaram e reconquistar aqueles que se desfilaram do nosso sindicato. então é papel desse conselho, resgatar essa luta, com unidade.” Fizeram parte da comissão eleitoral os colegas: Erick Vaz, José Luis Rockenbach, Ligia Rockenbach, Glória Tavares, Rui Muniz e Tamyres Filgueira.

Após as falas, cada uma das chapas foram empossadas pelos Coordenadores-gerais Gabriel Focking, Laís Camisolão e Tamyres Filgueira. Ao final, ocorreu a foto oficial da posse do CR gestão 2023/2025 e um coquetel para celebrar a reconstrução do Conselho de Representantes da ASSUFRGS.

Galeria de Fotos

___________

Assista a íntegra da Cerimônia de Posse