ASSUFRGS realiza debate sobre a luta pela paridade na UFCSPA

Na manhã desta sexta-feira (08), a ASSUFRGS Sindicato realizou uma Roda de Conversa sobre a luta pela Paridade na UFCSPA. A reunião ocorreu no Salão Nobre da universidade e contou com representantes dos técnicos e estudantes, incluindo membros do Conselho Universitário da instituição.

A mediação foi realizada por Ricardo Souza, Coordenador Jurídico da ASSUFRGS e servidor da UFCSPA. O debate teve inicio com falas sobre a recente vitória da paridade na UFRGS. Tamyres Filgueira e Gabriel Focking, Coordenadores Gerais da ASSUFRGS, fizeram um resgate da luta histórica pela paridade na UFRGS, detalhando como a conjuntura política atual foi determinante para a aprovação da Paridade no Consun da universidade. Segundo relato dos Coordenadores, a reitoria interventora de Bulhões, culminou em uma unidade entre os segmentos, privilegiando a aprovação da paridade. Exatamente por este motivo, o momento é chave também para a UFCSPA: “A aprovação da paridade na universidade vizinha é um propulsar do debate pela paridade aqui na UFCSPA. Não podemos perder o ‘timing’ e é necessário ampliar nossa mobilização para que a democracia na UFCSPA seja ampliada”, enfatizaram os coordenadores do sindicato. APG UFRGS e DCE UFRGS também marcaram presença no encontro, detalhando como se deu o processo de elaboração do parecer que apontou a paridade na UFRGS e que foi aprovado pelo Consun.

Após debate entre os colegas presentes, foram tirados como encaminhamentos: a necessidade de avançar na transparência do Consun da UFCSPA, que atualmente tem suas sessões a portas fechadas e sem transmissão ao vivo ou gravada; Pautar no Consun UFCSPA a paridade na consulta para escolha da reitoria, através da eleição de uma comissão paritária específica sobre o tema; Realizar um amplo debate com a comunidade da UFCSPA, com eventos abertos sobre a paridade, articulando Assufrgs, Adufrgs, APG e DCE; Fazer a uma forte campanha da Paridade na UFCSPA, com distribuição de materiais gráficos sobre o tema, para aquecer o debate dentro da instituição.

Galeria de Fotos