Nota de Solidariedade ao Professor Alan Alves Britto do Instituto de Física da UFRGS

A Coordenação da ASSUFRGS – Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS expressa sua solidariedade ao professor Alan Alves Brito. Ele concedeu uma entrevista à Zero Hora na última sexta-feira (05), abordando temas como ciência, os desafios da física, fake news e racismo. Infelizmente, após a publicação dessa matéria nas redes sociais da Zero Hora, o professor tem sido alvo de diversos comentários racistas.

O professor Alan dá aula no Instituto de Física da UFRGS, tem trabalhado com temas voltados à evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de astronomia e física, além de incluir questões étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. Além disso, é coordenador do NEABI – Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas da UFRGS.

Neste momento, é crucial defender a democracia! Manifestamos nosso repúdio veemente a qualquer forma de racismo. A mensagem é clara: racismo não será tolerado!