Começa hoje a 9ª Edição do Fórum Social Mundial da População Idosa

Nesta segunda-feira (22) começa a 9ª Edição do Fórum Social Mundial da População Idosa (FSMPI). Com a temática “Um outro mundo é possível, grisalho”, o evento segue até sexta-feira (26). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui. As atividades serão híbridas, sendo presenciais na Assembleia Legislativa do Estado (ALRS) e em outras regiões da Capital. Contando com a participação da Coordenação de Aposentadas da FASUBRA Sindical, representada por Maria Tereza Tavares Fujji e Elma Dutra.

Organizado pelo Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre, o evento conta com apoio institucional da prefeitura e do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria dos Direitos do Idoso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, de Cultura; de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e de Turismo, do Conselho Estadual do Idoso; do Tribunal de Contas do Estado; do Tribunal de Justiça; da Câmara Municipal por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa de Porto Alegre; da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV); e da Faculdade Factum.

Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Mundial de Saúde (OMS), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (Undesa), Fundo de População das Nações Unidas participam, de forma híbrida (presencial e on-line), de debates sobre temas como a década do envelhecimento ativo e saudável; a cidade amiga do idoso; a Rede Nacional de Proteção e Violência contra a Pessoa Idosa (Renadi); a Economia Prateada; a prática de esportes na terceira idade, cultura, educação, segurança, mobilidade e inclusão digital, entre outros.

A abertura cultural será realizada na segunda-feira, às 13h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, com o Coral Vozes Plenas da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa, com apresentação das Divas da Alegria e da cantora e compositora Izabel L’Aryan, entre outras atrações. Na sequência, ocorrerá uma cerimônia ecumênica. A partir das 16h, será realizada a solenidade de abertura oficial do evento.

A programação completa está no site do FSMPI

Todas as atividades serão transmitidas pela TV e Rádio da Assembleia e seus canais: na TV a cabo, pelo YouTube, ou pelo Facebook .