29 de janeiro – Dia Nacional da Visibilidade Trans

No dia 29 de janeiro comemoramos duas décadas do Dia Nacional da Visibilidade Trans, uma data que destaca a importância de reconhecer, respeitar e ampliar a presença de pessoas trans na universidade. Ao longo desses 20 anos, tivemos conquistas na luta por uma universidade mais inclusiva e diversa.

A presença de pessoas trans na universidade não é apenas uma pauta de justiça social, mas também uma oportunidade de enriquecer nosso ambiente acadêmico com uma multiplicidade de experiências e perspectivas.

Nesse sentido, a ASSUFRGS Sindicato reafirma o seu compromisso com o respeito e a igualdade. A luta pela garantia de direitos para pessoas trans na universidade é uma pauta que vai além das salas de aula, alcançando todos os setores da instituição.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans nos faz refletir sobre o que já conquistamos e os desafios que ainda enfrentamos. Precisamos continuar quebrando barreiras, promovendo a inclusão e garantindo que todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero, se sintam respeitadas e valorizadas tanto dentro quanto fora das universidades.