Docentes do IFRS deflagram greve a partir de 22 de abril

Em assembleia ocorrida no Campus Viamão, no final da tarde de quinta-feira, 11, as professoras e professores da base do SindoIF aprovaram o indicativo de deflagração de greve do ANDES Sindicato Nacional.

A proposta aprovada indicou o início da greve para 22 de abril, segunda-feira, para propiciar que seja realizado uma semana de diálogo com estudantes e com a comunidade externa para apresentar a pauta de reinvindicações e contextualizar os motivos que levaram a categoria docente a deliberar pelo início do movimento paredista por tempo indeterminado.

Antes da data de início do movimento serão formados os comando locais de greve (CLG), um em cada campus da base, que indicarão representações para o Comando Geral de Greve do SindoIF. O comando geral indicará um(a) representante para integrar o Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN a partir da semana de deflagração da greve nos campi da base da seção sindical.

A assembleia docente ocorrida no Campus Viamão, em 11/4, continuou os debates sobre a possibilidade de deflagração de greve que haviam iniciado na assembleia anterior, ocorrida no Campus Canoas em 27 de março. As professoras e professores analisaram o cenário referente ao andamento das negociações com o governo federal e, com uma maioria de cerca de 59% entre as e os presentes, deliberaram por se somar à greve nacional do ANDES-SN, da FASUBRA e do SINASEFE. Foram 40 votos favoráveis à deflagração da greve, 27 contrários e 1 abstenção.

A seção sindical irá encaminhar os ofícios ao Reitor e às Diretoras e aos Diretores Gerais a partir da sexta-feira, 12. E começará os roteiros para organização do comando locais de greve a partir da segunda-feira, 15, quando será detalhado a pauta de reinvindicações da categoria (leia mais aqui).

A greve é um direito de toda a categoria docente, sejam professoras e professores efetivos, ainda que estejam em gozo de licenças legais, visitantes, substitutas e substitutos. Para saber mais sobre o direito de greve acesse a Cartilha de Greve elaborada pelo Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (CNASP). Saiba, ainda, que a deflagração de greve do ANDES-SN dá cobertura legal à toda categoria docente em nível nacional, pois o ofício de deflagração foi entregue ao MEC na última quarta-feira, 10 de abril.

Fonte: SINDOIF