CONSUN UFRGS aprova moção de apoio aos servidores Técnico-Administrativos em Educação em greve

Na última sessão do Conselho Universitário da UFRGS, dia 12 de abril, o plenário do Consun aprovou uma moção de apoio aos servidores Técnico-Administrativos em Educação que estão em greve desde o dia 18 de março. Foram 63 votos favoráveis, nenhum contrário e apenas 02 abstenções.

“O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CONSUN), reunido nesta data, manifesta seu total apoio aos servidores técnico-administrativos em greve, solidarizando-se com suas justas reivindicações e desejando que suas mobilizações sejam bem-sucedidas. A greve é uma luta contra a precarização do trabalho, que afeta não só os servidores técnico-administrativos, mas também servidores docentes e estudantes, comprometendo o ambiente acadêmico.

O movimento grevista, centrado na reestruturação da carreira e na reposição salarial dos servidores das instituições federais de ensino, destaca a necessidade de dignidade e valorização profissional. Por isso, o CONSUN reconhece a importância crucial da recomposição orçamentária e do aumento dos investimentos na educação para a manutenção da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, instâncias fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e científico da comunidade.

Esta moção de apoio é uma expressão do compromisso da UFRGS com a defesa da Universidade Pública, com os direitos dos(as) trabalhadores(as) e com a defesa da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. O CONSUN acredita, como os técnicos administrativos, que, somente por meio do diálogo e da valorização de todos os segmentos que compõem nossa comunidade universitária, poderemos construir um ambiente acadêmico justo, inclusivo e de excelência.”

Confira abaixo a íntegra do documento: