Audiência pública na Câmara dos Deputados debate urgência da reestruturação das carreiras

Centenas de trabalhadoras(es) em luta lotaram o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (16). A audiência pública, solicitada pela deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP), contou com a presença de diversas(os) parlamentares e representantes de entidades sindicais, em especial da ASSUFRGS, Fasubra, Andes-SN e do Sinasefe. O evento que deu início às atividades da Jornada de Lutas de Servidores(as) Públicas(os) Federais, teve como tema “Greve da educação pública federal”.

A greve dos Técnico-Administrativos em Educação iniciada pela FASUBRA no dia 11 de março e 18 de março pela ASSUFRGS, tem chamado cada vez mais a atenção de parlamentares e da imprensa nacional. Com a adesão da greve pelo SINASEFE no dia 3 de abril e pelo ANDES no dia 15 de abril, os atos unificados ficaram mais fortes.

A deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) abriu a audiência destacando a importância dos técnico-administrativos em educação durante o governo anterior, que mesmo sofrendo diversos ataques à educação, foi a categoria junto dos docentes que carregaram a educação pública de qualidade nas costas. “Que essa greve seja o mais forte, o mais viva e o mais significativa possível para que se tenha conquistas para educação pública brasileira e para o ensino superior” finaliza.

Os palestrantes da audiência pública foram: GREGÓRIO DURLO GRISA – Secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC). JOSÉ CELSO CARDOSO JR. – Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. MARIEL ANGELI LOPES – Supervisora técnica do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Distrito Federal. SANDRO PIMENTEL – Coordenador de Educação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical). GUSTAVO SEFERIAN – Presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-Sindicato Nacional). VIVIANE PERES – Representante do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). DAVID LOBÃO – Coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). ROSANGELA GONÇALVES DE OLIVEIRA – Diretora da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação).

Do lado de fora, os caravaneiros, demais integrantes do CNG da FASUBRA e outras entidades da educação pública federal puderam acompanhar a audiência por um telão que foi montado pela Câmera.

Assista a audiência completa (transmitida pela TV Câmara):

Fontes: Sinasefe e Fasubra.