Nota em solidariedade ao Deputado Federal Glauber Braga

A ASSUFRGS, Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS, manifesta apoio e solidariedade ao Deputado Federal Glauber Braga (PSol-RJ) que foi agredido verbalmente e ameaçado por um militante do MBL. A intimidação ocorreu dentro do ambiente da Câmara dos Deputados, pouco antes do início de uma atividade de greve dos servidores da educação federal.

Não é a primeira vez que o mesmo indivíduo tenta intimidar parlamentares e militantes dentro do espaço da câmara. Indivíduo que, inclusive, tem histórico de agressão contra as mulheres. A posição de Glauber Braga, em expulsar o agressor do espaço da câmara, é necessária e louvada por este sindicato. Afinal, a Câmara dos Deputados é a casa do povo, a casa da democracia e não se pode tolerar neste ambiente discursos intolerantes, intimidadores e de cunho fascista! Foi ao normalizar discursos semelhantes que se abriu espaço para a extrema direita golpista no cenário nacional!

Qualquer postura semelhante à do militante do MBL receberá repúdio de todos aqueles que não compactuam com o clima negativo que se perpetuou na política nacional. A liberdade de expressão não é um cheque em branco para propagar discursos de ódio e persecutórios contra trabalhadores, minorias e o estado democrático de direito.

Não baixaremos a guarda contra aqueles que tentam intimidar a voz do povo trabalhador! Em defesa da democracia, dizemos: fascistas, golpistas, não passarão!