Liminar do TST determina suspensão da greve dos aeroviários

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Milton de Moura França, concedeu na noite desta quarta-feira (22) uma liminar determinando que sejam mantidos em atividade 80% do efetivo dos aeronautas e aeroviários, de forma a viabilizar o transporte aéreo em todo o território nacional, no período entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro de 2011.

Segundo o G1, a liminar também fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da ordem e atende ação cautelar movida pelo procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes.

O presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Orisson Melo, anunciou às 5 horas desta quinta-feira (23) que a greve está suspensa em Cumbica. A categoria decidiu cumprir a decisão da Justiça, mas realizará uma operação padrão até 2 de janeiro. A greve deve começar no dia 3. "Faremos uma manifestação no saguão do aeroporto para mostrar nossa insatisfação", disse Melo.

Entenda o caso

Na última terça (21), representantes dos aeronautas e aeroviários, dos patrões e do Ministério Público do Trabalho (MPT) se reuniram em Brasília para discutir reajuste salarial, mas não fecharam acordo. Com o fracasso da reunião, os trabalhadores anunciaram que cruzariam os braços a partir desta quinta. As empresas oferecem reajuste de 6,5% e os trabalhadores querem aumento de 13% para aeroviários e de 15% para aeronautas. Além de um aumento que represente ganho real no salário, a categoria pede a criação de novos pisos salariais.

Publicado por Igor Corrêa Pereira

Fonte: Página do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos