MEC acredita em greve até agosto

Correio do Povo – Ensino | Pág. 13

A greve dos servidores das universidades federais não prejudicará as matrículas do 2 semestre de 2011. A garantia foi dada ontem pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele, a ideia é pôr fim à paralisação até o final de agosto, quando devem recomeçar as aulas. "Preciso verificar até onde podemos ir para atender as demandas da categoria. Há boa vontade do governo federal e tempo", informou o ministro ao visitar os laboratórios do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade (Inmetro), em Xerém (Rio de Janeiro).
Haddad disse ter se reunido com representantes dos servidores técnico-administrativos, em Brasília, e reforçou a proposta de intermediar a negociação com o Ministério de Planejamento.
Sobre o anúncio de possível paralisação de docentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), prevista para 5 de julho, o ministro argumentou que, desde 2005, o MEC não enfrenta graves crises. "É natural que, periodicamente, se abram negociações", avaliou. "Há seis anos estou no Ministério e não temos grandes greves. A última foi em 2005", citou Haddad.
A paralisação de servidores atinge 47 universidades federais do país e afeta, principalmente, restaurantes e bibliotecas. Nos próximos dias, a expectativa é que o atendimento nos hospitais universitários seja reduzido. A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) pede reajuste de três salários mínimos sobre o piso de R$ 1.034,00.

 

 

 

Postado por Jornalista Raquel Carlucho – DRT9745