Assufrgs realiza debate sobre a luta das mulheres e participa do ato unitário em Porto Alegre

Na tarde deste dia 08 de março, quinta-feira, a Assufrgs, em parceria com o GT Mulheres do sindicato, realizou o debate “As lutas das mulheres trabalhadoras”, com a presença de Janaína Oliveira, da ocupação do MTST e a advogada Marilinda Fernandes.

Janaína, comentou sobre a importância da luta por moradia. “Eu moro numa ocupação, que se chama Progresso, e estamos na luta a três anos. A gente como mulher e guerreira e vamos resistir até o fim. Estamos lutando por moradia digna. Eu acredito na força da mulher e no movimento do MTST a mulher tem valor. A América Latina ainda será toda feminista. Aos poucos a mulherada está tomando conta!”, completou.

Marilinda Fernandes falou sobre a retirada histórica de direitos das mulheres através de reformas como a trabalhista e o projeto da reforma da previdência. A advogada falou ainda sobre a importância da representação feminina na política. “A moral sempre foi uma grande inimiga da gente (mulheres), uma grande arma dos homens. Ela justifica muitas vezes as mortes que nós mulheres sofremos em todo o mundo. Continuamos a ser mortas, quase como moscas em nome da moral burguesa! Então em dias como esses precisamos apontar o dedo para essa ferida terrível.”, concluiu. “A nossa não participação na disputa de poder nos aparelhos de estado nos torna fracas em relação a aprovação de projetos de lei que nos prejudicam. O Brasil é uma vergonha. A participação da mulher na política é nada por aqui. Precisamos votar em mulheres”.

O debate contou ainda com a presença de estudantes negras da UFRGS que deram o recado sobre a importância do movimento de ocupação da Reitoria da UFRGS, que luta contra as fraudes nas cotas da universidade. Confira o debate na íntegra:

Ao final da atividade as participantes marcharam pelas ruas do centro de Porto ALegre até o Largo Glênio Peres, onde ocorreu o ato unitário de lutas das mulheres.

Caminhada da Assufrgs chega no Largo Glênio Peres e encontra ato unificado das mulheres.

 

Fala da companheira Márcia Tavares, Coordenadora da Assufrgs Sindicato, no ato unificado do dia das mulheres no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre

Galeria de Fotos

Fotos: Vitor Hugo Xavier/Assufrgs Sindicato