Categoria irá realizar agenda de reuniões online nas unidades da UFRGS, UFCSPA e IFRS e marca Assembleia Geral para setembro

Em reunião ampliada da Coordenação da ASSSUFRGS com a base do sindicato, os colegas Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS debateram a conjuntura atual, com a realidade do trabalho remoto, a possibilidade de um teletrabalho em formato permanente e precarizado (IN nº 65) e o avanço dos ataques contra os serviços públicos, como a Reforma Administrativa e o corte de mais de 18% no orçamento das universidades e institutos federais para 2021, divulgado pelo governo federal.

Os mais de 40 colegas presentes no encontro virtual frisaram a importância de ampliar o debate sobre a IN 65 com os a totalidade da categoria, deixando claro as “pegadinhas” presentes na Instrução Normativa que implementa a partir de setembro a possibilidade de teletrabalho no serviço público. Algo distinto do atual trabalho remoto de exceção, que tem previsão de retorno presencial quando possível. A ASSUFRGS já realizou uma análise inicial sobre a IN 65 e suas características preocupantes, como deixar nas mãos dos servidores o custo com os equipamentos, luz e internet do teletrabalho; o corte de auxílios, fim das horas-extras e um sistema de trabalho verticalizado, aumentando a possibilidade de assédio moral das chefias e fragmentando a categoria. Em suma, a IN 65 implementa uma modalidade de trabalho precarizada no serviço público.

A mesa da reunião foi presidida pelos coordenadores da ASSUFRGS Rafael Berbigier e Jade Monteiro. Para ampliar este debate, tanto da IN 65, como da conjuntura de ataques aos servidores públicos, com toda a categoria e sociedade, a Reunião Ampliada da Coordenação com a Base tirou os seguintes encaminhamentos:

  • Reuniões (online) nas unidades da UFRGS, UFCSPA e IFRS, contando com a parceria da CIS/UFRGS. (Pauta: IN 65 e Reforma Administrativa). Marcação das reuniões pelo e-mail secretaria@assufrgs.org.br
  • Live sobre Teletrabalho IN65 no dia 26 de agosto, às 18h Parceria ASSUFRGS/CIS UFRGS e participação da juíza do trabalho Valdete Souto Severo.
  • Assembleia Geral da ASSUFRGS no dia 09 de setembro;
  • Campanha Nacional contra a Reforma Administrativa/ Em defesa dos serviços públicos e dos servidores públicos;
  • Manutenção do Isolamento Social Horizontal/ A Vida em primeiro lugar;
  • Comissão de Ética da ASSUFRGS estará atuando na caracterização das atividades essenciais nas IFES (as que dizem respeito à vida, ao patrimônio e à segurança);
  • Formação de comissão para consolidar documento de protocolos de retornos às atividades presenciais, quando for o caso, tendo como referência os documentos produzidos pelo CONSSAT UFRGS (para aprovação na Assembleia do dia 09 de setembro).

O momento de ataques aos servidores públicos é grave! Contamos com todas e todos para a defesa da nossa categoria e das universidades e institutos federais! Marque a reunião da sua unidade junto à secretaria da Assufrgs e mobilize os colegas de trabalho!