Reitoria suspende aposentadoria de Rui Muniz e comissão do CONSUN irá averiguar o processo

Em sessão do Conselho Universitário da UFRGS desta sexta-feira (02), conselheiros foram enfáticos quanto à necessidade da suspensão imediata do processo de aposentadoria compulsória do servidor Técnico-Administrativo em Educação, Rui Muniz, diante das denúncias de irregularidades apontadas pelo servidor, corroboradas por entidades representativas da comunidade acadêmica. Saiba mais sobre o caso, aqui.

Durante a sessão, a Vice-Reitora, Patricia Pranke, também enfatizou a necessidade de se suspender o processo de aposentadoria para que as irregularidades denunciadas sejam averiguadas.

Após longo debate, onde se foi constatado amplo apoio ao colega Rui Muniz, o Reitor Carlos Bulhões informou ao plenário do CONSUN que realizaria a suspensão do processo de aposentadoria ainda nesta sexta-feira (02), já que o prazo encerraria neste final de semana. Bulhões ainda prometeu em plenário que irá encaminhar à Comissão Especial de Recursos do CONSUN o processo do servidor, para que a comissão do conselho faça uma averiguação.

Tendo em vista as recentes “promessas não cumpridas” do atual reitor da UFRGS, Coordenadores da ASSUFRGS Sindicato, o servidor Rui Muniz e conselheiros representantes da categoria foram pessoalmente ao gabinete do Reitor para pressionar que o despacho suspendendo o processo de aposentadoria fosse realmente encaminhado ainda nesta sexta-feira.

Os colegas tiveram problemas logo na entrada, com parte dos coordenadores, conselheiros, além do próprio Rui, sendo impedidos de entrar. A liberação ocorreu por pressão dos presentes e determinação da vice-reitora.

O interventor não quis conversar com os representantes da categoria, que foram recebidos pela vice-reitora. Patricia Pranke solicitou, em frente à comitiva, que a superintendente de gestão de pessoas encaminhe, ainda hoje, a suspensão do processo. Esperamos que Carlos Bulhões, desta vez, cumpra a sua promessa ao plenário do CONSUN, suspendendo os prazos do processo de aposentadoria do servidor ainda nesta sexta-feira e encaminhe à comissão do CONSUN os detalhes necessários. Confira o relato dos colegas:

Às 18h12min saiu o despacho suspendendo a aposentadoria injusta! Vencemos esta batalha, mas seguimos atentos para garantir a permanência do colega Rui Muniz na UFRGS. Obrigado a todos que se engajaram e foram solidários, a luta conjunta foi fundamental para conseguirmos essa vitória.