Estudantes do Campus Osório entram na Lista Forbes Under 30 do ano de 2022

As integrantes do projeto de pesquisa “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais” do Campus Osório ocuparam um lugar na Lista Forbes Under 30 do ano de 2022, na  categoria Terceiro setor e Empreendedorismo social.

As jovens estudantes do ensino médio desenvolveram absorventes higiênicos mais baratos e ambientalmente sustentáveis, em comparação com os produtos encontrados no mercado, de algodão e plástico.

Os materiais absorventes foram produzidos a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira (subprodutos industriais da região do litoral norte). Do resíduos da indústria nutracêutica, de cápsulas de medicamentos, criaram um biofilme.

O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual.

A coroação internacional do projeto de pesquisa “SustainPads”, que já conquistou mais de 30 premiações, rendeu o Prêmio de Excelência na grande final realizada na Suécia, em 30 agosto de 2022.

A famosa lista da versão brasileira da revista estadunidense (que é a mais conceituada do mundo na área de negócios e economia) foi publicada na quinta-feira, 29 de dezembro de 2022. As estudantes resumiram o que significa para elas ser Forbes Under 30, “Para mim é surreal. Nunca que eu ia me imaginar fazendo parte da Forbes Under 30.” Comentou Camily. Laura afirmou estar “Feliz em ver os lugares que estamos levando a ciência feminina feita na educação básica.

Fonte e foto em destaque: IFRS