Dia Nacional de Paralisação: ASSUFRGS realiza seminário para debater sobre o aperfeiçoamento da carreira

Nesta quarta-feira (08), ocorreu o dia Nacional de Paralisação dos Servidores Público Federais. A mobilização teve como objetivo reivindicar a campanha salarial 2024 e o aprimoramento da carreira.

Aqui em Porto Alegre, a ASSUFRGS Sindicato realizou um seminário no Auditório 1 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. A mesa foi composta pelos Coordenadores Ricardo Souza e Maristela Piedade, além da colega Marcia Tavares.

Maristela Piedade abriu a mesa ressaltando que a paralisação é um momento para os trabalhadores se escutarem, conversarem, trocarem ideias e discutirem sobre as pautas relevantes para a categoria. A coordenadora apresentou um resumo sobre a proposta de aprimoramento da carreira, já entregue pela FASUBRA ao Governo Federal. A apresentação foi construída pela colega Tônia Duarte, integrante do GT Carreira da ASSUFRGS e da CNSC, representando a federação.

Ricardo Souza pontuou sobre a Reforma Administrativa, afirmando que independente da proposta, a PEC 32 ou outra, é necessário não abrir mão dos direitos dos TAEs e dos serviços públicos. Lembrou ainda que é “preciso garantir os mesmos benefícios para aposentados e ativos.”

O seminário ocorreu no formato híbrido, com a participação de Carlos Pegurski, Técnico-Administrativo em Educação da UTFPR que esteve online durante toda a atividade.

Após as falas da mesa, foi aberto espaço para que colegas da categoria trouxessem suas duvidas e ponderações sobre a atual conjuntura. Foi discutido sobre a atual mesa de negociação, sobre mudanças na aposentadoria, plano de carreira e muitos outros tópicos. Você consegue conferir toda a atividade no YouTube da ASSUFRGS.

A atividade encerrou às 12h no auditório da Fabico, mas o dia de paralisação ainda repercutiu em demais lugares. Em Brasília, diversas entidades estiveram reunidas em frente ao anexo K do Ministério da Economia, onde fica o MGI, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Confira abaixo alguns registros do seminário realizado neste dia 8 de novembro pela ASSUFRGS: