Conselho de Representantes debate greve e elege comissões para o IV Conassufrgs e para a eleição do Conselho Fiscal

O Conselho de Representantes da ASSUFRGS esteve reunido na tarde desta quinta-feira (29), em formato híbrido, sendo presencialmente na sede centro do sindicato. A mesa foi comandada pela Coordenadora do CR, Mariane Quadros, com auxílio do representante do CPD, André Telles. Os integrantes da Coordenação, Tamyres Filgueira, Gabriel Focking, Ricardo Souza e Rosane Procaska também participaram do encontro. Confira abaixo os encaminhamentos de cada uma das pautas da reunião:

Greve e luta por salário e carreira

Os conselheiros da ASSUFRGS debateram longamente sobre a importância do movimento grevista previsto para o dia 11 de março. Com informes sobre a situação da mobilização em suas unidades e análises da conjuntura, o CR decidiu pela necessidade da criação de uma Comissão de Mobilização, que terá como objetivo central a passagem pelas unidades de base para dialogar com a categoria, além de ações necessárias que visam ampliar a mobilização. Confira os encaminhamentos:

  • Criação da Comissão de Mobilização do CR. Sendo os seguintes integrantes: membros da Coordenação da Assufrgs; membros da Coordenação do CR; André Telles (Campus Saúde); Frederico Bartz (Campus Centro); Luci Jorge (Campus do Vale); Nidiana Pohl dos Santos (IFRS); Salete Wiggers e Vania Pinto (aposentados); *outros nomes poderão ser integrados ao grupo.
  • Passagem de carro de som chamando a Assembleia Geral do dia 05/03.
  • Organizar reuniões por campi.
  • Organizar uma atividade de formação, estilo seminário, para após dia 11/03.
  • Verificar a possibilidade de caravana à Brasília
  • Solicitar estudo prévio do jurídico sobre as questões relativas ao ponto em dias de greve, para levar à Assembleia Geral do dia 05/03, dando preferência à presença do jurídico na AG para sanar dúvidas.
  • Procurar entidades dos docentes e estudantes para ampliar o apoio à mobilização da categoria.
  • Definição de que futuras panfletagens devem ser realizadas a todos e todas da comunidade universitária.
  • Atenção à base do IFRS, que em alguns campi estão em processo de troca de direção.
  • Elaboração de cartazes com espaços “em branco” para colagem/escrita da agenda do sindicato.
  • Solicitar alteração da data do encontro mensal do GT Aposentados de março, para contemplar a atividade geral da categoria.

IV Conassufrgs

O Conselho de Representantes elegeu os integrantes da Comissão do Regimento do IV Conassufrgs, que tem previsão de ocorrer ainda em 2024. Caberá à comissão estruturar o regimento e as pautas do congressos, para posterior análise do CR e aprovação em Asssembleia.

Os integrantes indicados pelo CR são: André Telles, Fabiano Holderbaun, José Luis “Neco” Rockenbach, Luci Jorge, Mariane Quadros, Maristela Cabral Piedade, Rosane Procaska, Rui Muniz e Vania Pinto.

*Será levado para Assembleia o informe da criação da comissão, com possibilidade de outros nomes da categoria serem integrados ao grupo.

Conselho Fiscal

Conforme decidido na última reunião do CR, a coordenação do conselho procurou o jurídico da Assufrgs para um parecer sobre uma possível eleição simplificada de membros do CF, o que foi desaconselhado para evitar futuras contestações.

Sendo assim, os representantes decidiram por encaminhar uma nova eleição para a recomposição do Conselho Fiscal. A Comissão Eleitoral definida para o pleito foi: Frederico Bartz, Glória Tavares, José Luis “Neco” Rockenbach e Rui Muniz.

A comissão eleitoral da eleição do CF terá prazo de 30 dias para apresentar o regimento eleitoral para aprovação da Assembleia de Filiados.

Comissão das Sedes Garopaba e Pitinga da Assufrgs

O conselho de representantes criou também uma comissão que ficará responsável por analisar situações específicas das sedes de lazer do sindicato: Colônia de Férias em Garopaba/SC e Sede Campestre no bairro Pitinga. A comissão terá como atribuição analisar reclamações referente às sedes, encaminhar solução de conflitos, propor ao plenário do CR alterações nos regimentos das sedes, etc.

Fazem parte da comissão: os Coordenadores de Cultura, Esporte e Lazer (Rosane Procaska e Gilson Santos), Fabiano Holderbaun, Maria Antonieta Xavier, Maria Beatriz Galarraga, Maria Francisca Machado, Marisane Lovatto Odorizi, Salete Wiggers, Sergio Rodrigues e Vania Pinto.

Posses

Ainda nesta reunião do CR, ocorreu a formalização da posse das conselheiras Sandra de Brito Stefani e Eloisa Elena Amaral da Silva, titular e suplente da Faculdade de Medicina da UFRGS. Boa luta, companheiras!

Moção de solidariedade ao povo palestino

O CR aprovou a publicação de uma moção em solidariedade ao povo palestino, proposta e redigida pelo conselheiro Frederico Bartz. Confira abaixo:

O povo palestino passa atualmente por um processo de genocídio perpretado pelo Estado de Israel na Faixa de Gaza. Os ataques militares já redundaram em mais de 30 mil mortes e uma terrível crise humanitária. É necessário que a guerra pare imediatamente e o povo palestino possa constituir um estado independente e viável. Paz, independência e liberdade para a Palestina, agora e sempre.

Galeria de fotos