Em reunião com a Fasubra, Andifes reafirma seu apoio à Greve dos Técnico-Administrativos em Educação

Na última quarta-feira (13), a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) se reuniu com a direção da Fasubra, para tratar sobre a greve dos técnicos administrativos em Educação, deflagrada na segunda-feira (11), com adesão de trabalhadores de 50 universidades e de quatro institutos, em todo o país.

A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura, reiterou o apoio da Andifes à reestruturação do PCCTAE e convidou a direção da Fasubra para a próxima reunião do Conselho Pleno, convocado para o dia 21 de março. “Respeitando a autonomia de cada instituição, estamos orientando os reitores e reitoras a dialogarem com a categoria para buscarmos todos juntos uma solução que garanta a valorização da carreira, da forma mais harmoniosa possível”, afirmou.

Ivanilda Reis, Cristina del Papa e Loiva Chansis, coordenadoras-gerais da Fasubra, destacaram a necessidade de valorização dos técnicos administrativos e o tempo de defasagem salarial. “Já são muitos anos sem reajuste e não podemos deixar de dizer que nossos técnicos estão se qualificando, fazendo pós-graduação, doutorado e outras especializações. São trabalhadores de excelência dentro das universidades e ter o apoio da Andifes pela restruturação do nosso plano de carreira fortale muito a nossa luta”, declarou Ivanilda.

As coordenadoras pediram que a Andifes dialogue internamente com os reitores e reitoras para que os pontos dos grevistas não sejam cortados, reforçando que a paralisação foi consequência de um longo período de tentativas infrutíferas da reestruturação da carreira.

Na próxima sexta-feira, a direção da Fasubra irá participar da reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (FORGEPE) e, na quinta-feira, do Conselho Pleno da Andifes. O objetivo é buscar soluções conjuntas para a pauta.

Pela manhã, a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), também tratou dessa pauta com o ministro da Educação, Camilo Santana.

Essa é a primeira greve desde a publicação da Instrução Normativa (IN) SRT/MGI nº 49, de 20 de dezembro de 2023, que altera a IN SGP/SEDGG/ME nº 54, de 2021, que trata direito de greve das servidoras e dos servidores públicos.

Participaram também da reunião os vice-presidentes da Andifes, reitor José Daniel Diniz (UFRN) e Sylvio Puga (UFAM), e a  coordenadora do Forgepe, Mirian Dantas.

Fonte: Andifes