Assembleia Geral de greve reúne mais de 200 pessoas, ratifica agenda de luta e detalha conjuntura da greve

Na tarde desta terça-feira (19), ocorreu na Sala 605 da Faculdade de Educação da UFRGS, a 1ª Assembleia Geral da Greve dos servidores técnicos da UFRGS, UFCSPA e IFRS, iniciada ontem (18). O encontro contou com mais de 200 pessoas, lotando o espaço destinado ao evento. A mesa foi composta pelos Coordenadores da ASSUFRGS, Tamyres Filgueira e Ricardo Souza, e o Coordenador do Conselho de Representantes, Rafael Berbigier.

A Assembleia Geral de Greve iniciou com os informes sobre o que foi debatido na 2ª reunião do Comando Local de Greve, ocorrida ontem (18). Foi informado ao plenário que o comando instalou as comissões de ética, comunicação e infraestrutura/finanças do CLG. Colegas foram convidados à aderir às comissões. Foi apresentada aos presentes uma proposta de agenda de greve até sexta-feira (22).

Após longo debate da categoria, onde os colegas demonstraram consenso sobre a recepção positiva da greve, tanto para a categoria, como para o restante da comunidade universitária, foi ratificado o calendário proposto pelo CLG, com acréscimos propostos pelo plenário da Assembleia Geral. Confira aqui a agenda atualizada.

Conjuntura e apoios à greve

A Assembleia também debateu a conjuntura local e nacional. Em todo o país já são mais de 38 entidades que aderiram à greve, atingindo cerca de 60 universidades e instituto federais. A greve, que iniciou em algumas localidades no dia 11 de março e em outras no dia 18, vem encorpando ao longo dos dias.

Localmente, foi pontuado que muitos colegas seguem preocupados com a questão do registro do ponto eletrônico. A mesa, reforçou o entendimento do CLG sobre o tema e a necessidade de informar os colegas sobre a força da greve nacional. Até o momento, não houve nenhum reitor de universidades federal ou IF que tenha demonstrado publicamente uma posição negativa ao movimento grevista. Sendo o único, o interventor da UFPB, que ameaçou cortar os pontos, mas voltou atrás após grande mobilização.

O apoio público às pautas dos TAEs, dado pela Andifes, Forgepe e Conif também dão segurança ao movimento grevista. Também foi ressaltado que a negociação do ponto se dará em última instância em nível nacional, via Fasubra MGI e MEC. Portanto, foi reforçado em Assembleia o convite para que os colegas participem das atividades e façam a adesão à greve!

Foi dado o informe da reunião entre ASSUFRGS e reitoria do IFRS. Júlio Xandro, reitor da instituição foi solicito com as pautas da greve. Sinalizou apoio e informou que por parte do IFRS não terá nenhum tipo de perseguição aos colegas. Em Bento Gonçalves, sede da reitoria do IFRS, ocorrerá a primeira reunião da nova gestão. Reitor se comprometeu a pautar essa questão e informar que não deve ter nenhuma perseguição. Disse ainda que se caso houver, deve ser comunicado. A gestão da UFCSPA tem reunião marcada com a ASSUFRGS na sexta-feira (22). A reitora Lucia Pellanda já demonstrou publicamente apoio às pautas da categoria.  

Em caso de dúvidas sobre como proceder em relação ao registro de ponto e casos de perseguição em alguma unidade específica, os colegas devem procurar a Comissão de Ética do CLG, através do e-mail: secretaria@assufrgs.org.br

Pedido de reunião à reitoria da UFRGS

Foi aprovado durante a Assembleia Geral de Greve a entrega de um ofício solicitando uma reunião do Comando Local de Greve da ASSUFRGS com a reitoria da UFRGS. Ao final da Assembleia, colegas se deslocaram até a entrada do prédio da reitoria pra entrega do documento no Gabinete do Reitor.

Infelizmente, a reitoria não deixou os grevistas passarem pelas grades fechadas que dão acesso ao prédio da administração. A entrega do documento teve que ser feita através da grade.

Conselho Nacional de Greve

A última pauta da AGG foi a eleição de representantes da ASSUFRGS no Comando Nacional de Greve. Foram indicados os colegas: Marco Alexandre Silva da Silva (CLN), Maristela Piedade (Faculdade de Farmácia), Morgana De Marco (UFCSPA), Pedro Xavier (IGeo), Rafael Berbigier (Fabico) e Tamyres Filgueira (Esefid), como suplente.

A assembleia ainda aprovou pautar no CLG a definição de quantos dias os representantes do sindicato ficarão em Brasília para as atividades do CNG, visando diminuir os custos para a entidade com deslocamentos.

Galeria de Fotos