Comando Local de Greve define agenda da próxima semana

A 3ª reunião do Comando Local da Greve da ASSUFRGS ocorreu no Auditório da Sede Centro do sindicato, na tarde desta quinta-feira (21). O encontro teve como pauta os informes de unidades, informes das comissões do CLG, definições sobre delegação para o Comando Nacional de Greve e o debate sobre a agenda para a próxima semana.

A mesa da reunião foi composta pela Coordenadora-geral, Tamyres Filgueira, a Coordenadora do Conselho de Representantes, Mariane Quadros e Charles Almeida, representante da SECOM UFRGS.

Agenda de Greve

O plenário do CLG decidiu por seguir na estratégia adota na primeira semana de greve, que se mostrou eficaz: ampliar o debate junto aos servidores TAEs da base, para conscientização sobre o movimento grevista, aliado a ações de panfletagem junto aos estudantes e docentes da UFRGS, UFCSPA e IFRS.

Confira a agenda proposta pelo CLG para a próxima semana (alterações poderão ser realizadas pela Assembleia Geral de Greve)

25/03 (segunda-feira)

09h -> Arrastão de Greve no Campus Centro – Local: Em frente à FACED UFRGS

14h -> Arrastão de Greve no Campus Olímpico (Esefid UFRGS)

26/03 – (terça-feira)

09h – Assembleia Geral de Filiados – Local: Auditório do Prédio 3 da UFCSPA – Pauta: Chama extra – Fundo de Greve

10h – Assembleia Geral de Greve – Local: Auditório do Prédio 3 da UFCSPA – Pauta: Informes do Comando Local de Greve e do Comando Nacional de Greve; Conjuntura;

14h – Arrastão de Greve IFRS Campus Restinga

27/03 – (quarta-feira)

09h – Seminário Virtual “Conjuntura do sindicalismo do serviço público federal em tempos de greve” – Com Maurício Mulinari – Economista e mestre em Serviço Social (UFSC); Assessor sindical – INSCRIÇÕES AQUI!

14h – Reunião Comando Local de Greve – Local: Campus Saúde (a definir)

29/03 – (quinta-feira)

10h – Roda de Conversa – Avaliação 10 dias de Greve + Almoço por Adesão

Informes de Comissões

O debate iniciou com informes das comissões do CLG. A Comissão de Ética apresentou um documento com orientações gerais sobre a greve, que deve ser publicado no site e encaminhado aos colegas da categoria e comunidade em geral. Ainda foi proposto pela Comissão de Ética a criação de um livro ponto da greve, para ficar disponível nas atividades de greve. Também Ambas propostas foram aprovadas pelo plenário. Também ficou definida a criação de um endereço de e-mail específico para comissão de ética: etica2024@assufrgs.org.br

A Comissão de Comunicação informou ao CLG que está em processo de confecção de camisetas de greve, faixas para fixar em diferentes campi da base e novos panfletos para dialogar com a colegas da categoria e comunidade universitária.

CNG

Na última Assembleia Geral, a categoria apresentou uma proposta de ampliar os dias de estadia em Brasília para os delegados da ASSUFRGS no Comando Nacional de Greve. Atualmente os delegados ficam cerca de 5 dias, na capital do país. A nova proposta estipula um prazo de duas semanas para os delegados, visando diminuir os custos com passagens aéreas. O Comando Local de Greve aprovou a alteração, incluindo destaque sobre os colegas mães e pais, que terão a possibilidade de ficar apenas uma semana.

Também foi destaque a possibilidade de os colegas poderem levar seus filhos à Brasília caso necessário. Segundo informações do Informe de Greve da Fasubra, será disponibilizado no CNG uma espaço de creche para que as crianças sejam acolhidas. Porém, os custos de estadia e passagem das crianças ficarão a cargo dos sindicatos de base.

Galeria de Fotos