Comando Local de Greve define agenda da próxima semana e debate conjuntura

O Comando Local de Greve da ASSUFRGS Sindicato esteve reunido na tarde desta quarta-feira (27), no Auditório da Faculdade de Farmácia da UFRGS. A mesa foi composta pelos integrantes do CLG, Rafael Berbigier, Maristela Piedade e Charles Almeida.

Nas pautas, foram debatidos os informes de greve, debate sobre a questão do ponto/frequência, avaliações da greve e definição de calendário de atividades.

Informes de greve

Neste ponto, colegas informaram sobre a atividade realizada no IFRS Restinga, onde a panfletagem de greve foi bem recebida pelos servidores e estudantes do campus. Também foram compartilhados informes do Campus Litoral Norte, Biblioteca Central e Estação Experimental Agronômica.

Informes das comissões do CLG

Comissão de Comunicação – Novos panfletos para distribuição aos colegas da categoria foram impressos. Faixas de greve também foram confeccionas para fixar nas entradas dos campi. Camisetas de greve também estão em confecção e serão disponibilizadas para venda à categoria assim que ficarem prontas.

Comissão de Ética – A comissão informou que está articulando conversas com diferentes instâncias das instituições que fazem parte da base do sindicato, como diretores de unidade e área de gestão de pessoas. Foi reforçado que o e-mail da comissão de ética está disponível aos colegas: etica2024@assufrgs.org.br Informou que já teve contatos e atendimentos sendo realizados. Que muitas das demandas estão ligadas à questão do registro do ponto. Amanhã (29) será alinhado com o jurídico da Assufrgs uma nova orientação sobre o ponto. Também está se fazendo uma análise da portaria publicada pela UFRGS, que coloca de maneira generalizada unidades inteiras como essenciais.

Comissão de Infraestrutura – Informou que foram providenciados gazebos, megafones, e estruturas para cafés aos barracões de greve. A demanda de possíveis ressarcimentos têm chegado para a comissão. Ficou decidido que serão priorizadas colegas que tenham que se deslocar por grandes distancias e pessoas que tenham alguma dificuldade de locomoção. Reforçada ainda a decisão de que os delegados da ASSUFRGS para o CNG ficarão duas semanas em Brasília, com exceção dos pais e mães, que poderão ficar apenas uma semana.

Ponto/frequência

Neste ponto, os colegas debateram minuciosamente como se dá o processo de registro de ponto e como ele está atrelado à frequência na universidade. Após detalhamento deste processo os colegas definiram que por hora segue correta a orientação da comissão de ética. Colegas que ainda tenham dúvidas sobre como proceder em relação ao ponto eletrônico devem mandar e-mail para: etica2024@assufrgs.org.br

Agenda de greve – dias 01 a 05 de abril*

*Semana de assembleia permanente! Assembleias de greve podem ser convocadas a qualquer momento!

01º de abril (segunda-feira)

Manhã – Agenda “Descomemoração de 60 anos do golpe empresarial-militar e 40 anos da greve de 1984″.

09h30min – Seminário 60 anos do golpe de 1964 e 40 anos da greve de 1984, com Fernanda Feltes e Maria Ceci Misoczky – IFRS Campus Porto Alegre;

11h30min – Caminhada até o memorial dos expurgados da UFRGS (Campus Centro);

12h – Descerramento da placa do memorial dos expurgados da UFRGS;

Logo após – ato de GREVE em frente à Reitoria;

14h – Arrastão de Greve (panfletagem) – Ponto de encontro: em frente aos campi

02 de abril (terça-feira)

09h – Seminário sobre as alterações na carreira propostas pelo GT de reestruturação do PCCTAE na CNSC. Documento foi apresentado pela CNSC no dia 27/03. Devido à força da GREVE, os ministro Esther Dweck (MGI) e Camilo Santana (MEC), estavam presentes.

14h – Reunião do Comando Local de Greve (campus centro – Local a definir)

03 de abril (quarta-feira)

09h – Arrastão de Greve (panfletagem) – Ponto de encontro: em frente aos campi

14h – Assembleia Geral de Greve – Em frente à FACED

17h – Concentração para o ATO UNITÁRIO do Dia de Luta Nacional dos Servidores Públicos Federais, convocado pelo Fonasefe. Local: em frente à FACED.

04 de abril (quinta-feira)

09h – Arrastão de Greve (panfletagem) – Ponto de encontro: em frente aos campi;

14h – Reunião do Comando Local de Greve no Campus do Vale (centrinho) + Ação de envelopamento do Campus do Vale;

05 de abril (sexta-feira)

08h – Café da manhã de GREVE no barracão de greve + envelopamento de greve no Campus Saúde;

18h – Festa da Greve! – Samba ao vivo! – Local: Povoada Gastrobar (R. Lopo Gonçalves, 378 – Cidade Baixa).

ATENÇÃO – A agenda de GREVE pode sofrer alterações ao longo dos próximos dias, devido á dinâmica do movimento grevista. Fique sempre atento(a), em nossas redes sociais para informações em tempo real.

Instagram: @assufrgssindicato

WhatsApp: (51) 32281054 – mande um “oi” para receber as notícias por WhatsApp

ATENÇÃO – A agenda de GREVE pode sofrer alterações ao longo dos próximos dias, devido á dinâmica do movimento grevista. Fique sempre atento(a), em nossas redes sociais para informações em tempo real.

Instagram: @assufrgssindicato

Whatsapp: (51) 32281054 – mande um “oi” para receber as notícias por whastapp

Galeria de Fotos