Assembleia da Assufrgs aprova permanência do comando de mobilização e reuniões nas unidades sobre a interligação do login com a frequência

Na manhã desta quarta-feira (19) os técnico-administrativos da UFRGS, UFCSPA e IFRS realizaram Assembleia Geral da categoria, no vão da Reitoria da UFRGS, em frente ao Salão de Atos. No mesmo horário a reitoria da UFRGS esteve reunida com os diretores das unidades, para tratar sobre a interligação do login com a frequência.

Aproveitando a Assembleia Geral a categoria entregou aos diretores, que chegavam na reunião, um documento assinado pela representação dos TAEs, com apontamentos sobre a importância da liberdade sindical, que é primordial para as lutas em defesa da universidade pública. Leia o documento, clicando aqui.

Balanço da Greve Geral

A Assembleia Geral iniciou com a pauta de balanço da GREVE GERAL do último dia 14 de junho. Em diversas falas, os colegas apontaram o sucesso do movimento nacional, apesar das tentativas da mídia tradicional em creditar a data como um fracasso. Foi destacado o sucesso da mobilização e unidade das comunidades de trabalhadores e estudantes da UFRGS, UFCSPA e IFRS que aderiram em peso à grande marcha que reuniu mais de 50 mil pessoas no final de tarde em Porto Alegre. Também foram passados relatos de fechamento de todos os campi do IFRS e mobilizações históricas em cidades como Canoas, Osório e Pelotas, demonstrando que a GREVE GERAL teve impacto real, também no interior do estado.

Repúdio à interligação do login com a frequência

Outra pauta da Assembleia Geral foi a interligação do login com a frequência, que segundo a administração da UFRGS começa a ser implantada a partir da efetividade do mês de julho. Como de praxe, a implantação se dá sem diálogo e sem esclarecimento da categoria, por meio de comunicados formais e vagos da PROGESP. por esse motivo ficou definida a saída dos representantes da Assufrgs e CIS/UFRGS do GT de trabalho junto à administração que estava avaliando as Instruções Normativas nº1 e 2. Segundo a reitoria, a interligação usará como base as regras estabelecidas na IN 2. Entenda, clicando aqui, o motivo pelo qual não concordamos com a escolha política da reitoria em acelerar este processo. Na UFCSPA, os representantes da CIS e da Assufrgs também deixaram a Comissão de Avaliação das Instruções Normativas.

Em Assembleia foi ressaltado que nem Reitoria, nem Progesp, têm cumprido os sucessivos acordos feitos com os TAEs. Nunca houve negociação sobre as demandas apresentadas pelos TAEs desde antes da implantação do login: liberdade sindical, flexibilização e paridade. Ainda, a Reitoria e Progesp planejam há meses, às escondidas, a interligação do login com a frequências.

Encaminhamentos

Após os debates na Assembleia Geral, a categoria aprovou os seguintes encaminhamentos:

  1. Manutenção do estado de greve e do comando de mobilização, com reuniões nas unidades para discutir a interligação do login/frequência e IN2. Os colegas devem informar via e-mail – secretaria@assufrgs.org.br – a data e horário da reunião em sua unidade. As reuniões podem ser agendadas a partir do dia 24 de junho (segunda-feira). O comando de mobilização, formado para a construção da GREVE GERAL, tem como membros a coordenação do sindicato e o conselho de representantes de cada unidade.
  2. Saída dos representantes da Assufrgs e da CIS/UFRGS do GT da administração sobre as INs 1 e 2.
  3. Questionar o DAS sobre os afastamentos e licenças saúde desde a implantação do login na universidade. O objetivo é fazer um levantamento referente aos impactos do login na saúde dos trabalhadores.
  4. Construção em nível nacional de uma nova greve geral e manutenção da luta contra a reforma da previdência e cortes na educação pública.
  5. Nova Assembleia Geral da categoria, em no máximo um mês, para avaliação do movimento.
  6. Aprovada uma moção de repúdio contra a suspensão de contrato de seis metroviários em greve geral.

Galeria de Fotos