Assembleia Geral aprova construção de greve unitária dos servidores contra a Reforma Administrativa

Na tarde desta terça-feira (29) ocorreu a segunda Assembleia Geral da ASSUFRGS em formato online. Participaram cerca de 60 colegas da categoria que debateram a conjuntura de ataques aos serviços públicos e intervenção nas IFES. O conjunto da categoria aprovou por unanimidade os seguintes encaminhamentos:

  • Participação da ASSUFRGS e chamado a todos os colegas da categoria que possam comparecer ao ato dos servidores públicos das três esferas, em frente ao HPS, no dia 30 de setembro, às 11h.
  • Quem não puder comparecer presencialmente deve acompanhar pelas redes da ASSUFRGS e compartilhar os materiais da atividade com as tags #naoareformaadministrativa #servicospublicosimportam #servidorpublicoimporta
  • Reforçar as mobilizações na UFRGS contra a intervenção na reitoria, nas ruas e nas redes sociais
  • Seguir a luta pela paridade nas unidades, reforçando a democracia interna
  • ASSUFRGS indica à categoria nenhum voto em quem defende a reforma administrativa nas eleições municipais.
  • Construção de uma greve que seja unitária do serviço público.
  • Organizar dias de paralisações unitários, com “deslogue” e ato de rua se possível
  • Colocar faixas em hospitais, escolas, nas IFES e universidades salientando que a Reforma Administrativa pode acabar com o atendimento gratuito nestes locais (levar ideia para a Frente de Servidores Públicos/RS)

A Assembleia Geral também deliberou sobre a possibilidade da Fasubra realizar uma Plenária Nacional em formato virtual. A categoria aprovou a realização da plenária. Também foi levada à votação da Assembleia duas chapas para representar a ASSUFRGS na Plenária da Fasubra. Se apresentaram as seguintes chapas:

Chapa 1 – Mariane Quadros, Frederico Bartz, Jade Monteiro, Ricardo Souza e Sibila Binotto

Chapa 2 – Mozarte Simões da Costa Junior Sevig e José Luís Rockenbach

A Chapa 1 saiu vitoriosa, com 38 votos . A Chapa 2 teve 4 votos. A eleição de delegados contou com 1 abstenção. A Plenária Nacional da Fasubra será realizada caso a maioria das entidades da base da federação também aprovem a realização. Se positivo, a Plenária ocorre nos dias 15 e 16 de outubro, em formato virtual.