ASSUFRGS participa de reunião com Diretores de Unidade sobre retorno ao presencial na UFRGS

A coordenação da ASSUFRGS participou de reunião com o Fórum de Diretores da UFRGS para tratar do retorno gradual e seguro ao trabalho presencial. O encontro aconteceu na noite de quarta-feira (05/01). Pelo sindicato, participaram os coordenadores Gabriel Focking, Frederico Bartz, Mariane Quadros, Maristela Piedade, Ricardo Souza de Tamyres Filgueira.

A coordenação da ASSUFRGS reafirmou os pontos do documento construído junto com a categoria sobre o retorno gradual e seguro. Os diretores que se manifestaram foram favoráveis aos pontos apresentados, como a jornada presencial reduzida e escalonada, o fornecimento de máscaras e a exigência de passaporte vacinal.

Sobre o comprovante de vacinação, o entendimento é que deve ser cumprida a decisão do Consun sobre o tema, reforçada pela recente decisão do STF, que reconhece o direito das Universidades de exigirem o passaporte. Foi discutido como fazer essa exigência, assim como a realização de campanhas incentivando as pessoas a apresentarem o seu comprovante também de forma voluntária.

No entanto, o reitor Carlos Bulhões, obediente ao desgoverno Bolsonaro, tem colocado uma série de empecilhos ao retorno seguro: além de ser contra a decisão do Consun sobre o passaporte vacinal, se nega a fornecer máscaras aos trabalhadores da Universidade e ainda busca coagir o Diretores a não fazerem essas compras de forma autônoma!

A ASSUFRGS reafirmou sua disposição para seguir nesse diálogo como Diretores de Unidade para que possamos reocupar a Universidade com segurança. Seguimos atentos e utilizando todas as medidas possíveis para que o reitor cumpra seu dever com a ciência e a comunidade acadêmica, fazendo jus ao papel da UFRGS na sociedade.