Reajuste salarial: Assembleia Geral aprova próximos passos para acompanhar negociação com governo

A Assembleia Geral da ASSUFRGS, realizada na Sala 102 da FACED, na tarde dessa quarta-feira (02), contou com os coordenadores do sindicato Maristela Piedade, Erick Vaz e Gabriel Focking, compondo a mesa. Foi debatido com a categoria o andamento das negociações entre os servidores públicos e o governo federal pela reposição emergencial dos salários.

O último encontro entre as entidades representativas e o governo ocorreu no dia 28 de fevereiro, após rodada de assembleias com diferentes categoria, que apresentaram uma contraproposta aos 7,8% de reajuste + R$200 no vale alimentação. No entendimento das entidades, o governo tem a possibilidade de pagar com o dinheiro disponível na LOA 2023 9% ou mais de reajuste, tendo o benefício do auxílio alimentação, saindo de outras rubricas. Ao final do último encontro o governo admitiu que poderia pensar em uma nova proposta, que deve ser apresentada na sexta-feira (03). Uma nova reunião está marcada entre entidades nacionais e governo, no dia 07, próxima terça-feira.

Diante da conjuntura, a Assembleia Geral da ASSUFRGS aprovou a necessidade da convocação de uma assembleia extraordinária no dia útil posterior à nova contraproposta do governo. Fique atento(a) ao site e redes sociais da ASSUFRGS para a chamada da nova Assembleia Geral.

Delegados Plenária Fasubra e Encontro de Mulheres

A segunda pauta da tarde foi a Eleição de delegados da Plenária Nacional da Fasubra e do Encontro de Mulheres da Fasubra. Devido ao número de participantes em assembleia, foram abertas cinco vagas. Tamyres Francis Carvalho Filgueira inscreveu uma chapa (chapa 1). Angela Fernandes da Silva inscreveu outra chapa (chapa 2). A mesa disponibilizou três minutos para cada chapa defender sua candidatura. Após as falas, houve a votação: a chapa 1 recebeu 38 votos. A chapa 2 obteve 24 votos. Assim sendo, foram ofertadas três vagas para a chapa 1 e duas vagas para a chapa

Minuta SPGD

Rui Muniz iniciou a pauta sobre a Minuta SPGD com um informe geral sobre a discussão realizada até então pelo grupo de trabalho envolvendo as CISs da UFRGS, UFCSPA e IFRS. Foi feita a leitura dos principais pontos da minuta que contêm as contribuições do GT. Confira a íntegra aqui.

A mesa propôs como encaminhamento a aprovação do documento e apresentação deste na Plenária Nacional da Fasubra. Durante o debate também foi proposta a retomada do GT Carreira e um seminário temático sobre o PGD. Encaminhamentos aprovados por aclamação.

Galeria de fotos da Assembleia Geral: