Assembleia Geral aprova delegação para representar a ASSUFRGS na próxima Plenária da Fasubra

Na tarde desta terça-feira (11), a ASSUFRGS Sindicato realizou Assembleia Geral para eleição de delegados que representarão o sindicato na próxima Plenária Nacional da FASUBRA. O plenário com representantes de TAEs das universidades e institutos federais de todo o país ocorre nos dias 15 e 16 de julho, em Brasília. A pauta da plenária é debater a conjuntura, avaliar a instalação da mesa nacional de negociação e a campanha salarial dos SPF, PGD, aprovar pontos pendentes do Plano de lutas do Confasubra, entre outros assuntos.

A assembleia da ASSUFRGS chegou ao consenso de eleger uma chapa unitária, com representação das forças presentes na assembleia que teve quórum para eleição de 4 delegados. São titulares os seguintes colegas (em negrito): Tamyres Filgueira e Maristela Cabral Piedade (suplentes: Rosane Procaska e Gilson Santos); Joana de Oliveira (suplente: Vivian Ayres); e Arthur Bloise (suplente: Luci Jorge);

Em uma prévia das análises que surgirão na Plenária Nacional, os colegas presentes na Assembleia da ASSUFRGS pontuaram suas preocupações e acordos em relação a Campanha Salarial. A proposta, apresentada ao governo federal também nesse dia 11 de julho, em reunião da Mesa Permanente de Negociação foi uma articulação nacional das diferentes categorias dos SPFs, através do Fonasefe. Os colegas da base da ASSUFRGS pontuaram como necessária a apresentação de uma proposta que aponta reposição da inflação em três parcelas nos próximos anos, além de “revogaço” de decretos e portarias do governo Bolsonaro que fragilizaram o funcionalismo federal. Saiba mais aqui. Outros colegas presentes afirmaram que a categoria deve ter ciência que o governo federal poderá olhar com cautela a reivindicação diante da realidade do Arcabouço Fiscal, que limita os investimentos na máquina pública. Essa análise mais aprofundada será feita pelos delegados na Plenária da Fasubra, assim como as demais pautas previstas para o encontro.

Desejamos aos delegados da ASSUFRGS, uma excelente Plenária Nacional!

Campanha Salarial 2024: FASUBRA reivindicará 15% de reajuste, além de duas parcelas de 19%, em 2025 e 2026