Retrospectiva 2021: o povo volta às ruas pelo “Fora Bolsonaro”, servidores barram PEC 32 e ASSUFRGS celebra 70 anos do sindicato

O segundo ano da pandemia de covid-19 iniciou triste com a crise de oxigênio em Manaus, evidenciando o descaso do Governo Bolsonaro com a vida dos brasileiros. O que viríamos a testemunhar ao longo de 2021, seria avassalador: o país chegaria aos mais de 618 mil mortos. A CPI da covid revelaria que muitas vidas poderiam ter sido salvas se o governo federal não tivesse assumido uma postura negacionista. Governo Bolsonaro atrasou a compra de vacinas para covid, realizou esquema de propinas para aquisição de imunizantes e incentivou o uso de medicamentos sem eficácia.

Soma-se à esta tragédia a política econômica desastrosa comandada por Paulo Guedes, o Ministro da Economia que lucra com a alta do dólar em paraísos fiscais. Segundo dados do IBGE, o terceiro trimestre de 2021 fechou com o número assustador de 13,5 milhões de desempregados e o rendimento real do trabalhador caiu 11,1% em 1 ano, para o valor mais baixo desde o final de 2012. Além dos desempregados, país reúne mais de 5,1 milhões de desalentados e 7,8 milhões de subocupados. A fome voltou! A alta dos alimentos mais básicos, a disparada do gás de cozinha e da gasolina, devido à uma política de preços equivocada da Petrobrás, atrelando a produção nacional ao preço internacional, completam o quadro crítico. Dados divulgados recentemente pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) apontam que o Brasil tem pelo menos 19 milhões de pessoas passando fome, 55% das famílias do país estão em insegurança alimentar – sem acesso regular e permanente a alimentos.

“Fora Bolsonaro”A volta das mobilizações de rua

Esta conjuntura, de crise sanitária atrelada à crise econômica e social, fez com que a população voltasse às ruas. Mobilizações pedindo o afastamento de Bolsonaro, que não ocorriam desde 2019, eclodiram por todos os estados do país, sendo registradas de maio a outubro deste ano. Para além de atos nas capitais, foram testemunhadas mobilizações também em cidades do interior, mostrando a capilaridade do movimento e o aumento do desgaste de Bolsonaro. A ASSUFRGS Sindicato esteve presente em todas as datas unitárias de mobilização, convocando a categoria e a população de Porto Alegre, com ações de publicidade em tapumes da capital gaúcha e passagem de carro de som pelos bairros de Porto Alegre e região metropolitana.

Nossa luta barrou avanço da PEC 32, que fica para 2022

Travamos uma dura batalha ao longo do ano. A Reforma Administrativa, conhecida como PEC 32/2020 (Projeto de Emenda à Constituição) não conseguiu ser aprovada no Congresso Nacional ainda em 2021, como prometido pelo Governo Federal. Esta é uma vitória da mobilização dos servidores públicos, que ao longo do ano realizaram manifestações em Brasília, e também em suas cidades e estados.

A ASSUFRGS Sindicato fez sua parte! Colocamos nas ruas de Porto Alegre, das cidades do interior do estado e da região metropolitana, mais de 100 outdoors contra a Reforma Administrativa. Também circulamos pelas cidades do estado com carro de som, totalizando 850 horas de mensagens contrárias à PEC 32 e convocando a população para as mobilizações de rua. Realizamos ainda a colagem de 1000 cartazes/lambes em tapumes de Porto Alegre, Viamão, Tramandaí e Imbé. Inovamos com uma publicidade contra a PEC 32 no formato “empena”, uma gigantesca lona localizada na lateral de um prédio, na saída do Túnel da Conceição, além de duas ações com outdoors em formato digital. A publicidade do sindicato ficou exposta por mais de 30 dias no local. A ASSUFRGS também inovou quando fez importante contraponto à visita de Bolsonaro em Porto Alegre. Assufrgs fretou um avião de pequeno porte que sobrevoou o centro da capital gaúcha com uma mensagem pelo “Fora Bolsonaro”, no mesmo dia em que o presidente realizou sua “motociata da morte” na cidade.

No primeiro semestre do ano, nossas ações publicitárias tiveram como foco o diálogo com a população, explicando como a PEC 32 seria prejudicial para a prestação de serviços públicos em saúde e educação. No segundo semestre, destinamos nossos esforços à pressão da base eleitoral de deputados federais gaúchos que se diziam favoráveis ou indecisos à Reforma Administrativa.

ASSUFRGS comemora 70 anos

Para nossa entidade, 2021 foi de muita luta, mas também de celebração. Apesar da conjuntura espinhosa , foi um período em que nosso sindicato pode relembrar o seu papel histórico em defesa da educação pública e da classe trabalhadora. Através do CEDEM – Centro de Documentação e Memória da ASSUFRGS, realizamos inúmeras atividades, do regate de nossa memória associativa, com exposições, eventos virtuais e galerias de fotos, a depoimentos de colegas da base.

Neste ano, ainda tivemos um duro enfrentamento contra a intervenção bolsonarista na UFRGS. Carlos Bulhões, atual reitor, decidiu adminsitrar a universidade de costas para sua comunidade, desrespeitando as decisões do CONSUN. A comunidade universitária tem resistido, defendendo o estatuto da UFRGS nas instâncias possíveis. ASSUFRGS e representantes TAEs assumem papel fundamental neste processo.

Em nossa retrospectiva, elencamos mês a mês, alguns dos nossos principais momentos de 2021. Parabéns aos colegas da categoria que contribuíram para a luta!

RESTROSPECTIVA 2021

Janeiro

06 de janeiro: O ano iniciou com o lançamento de uma ação do CEDEM – Centro de Documentação e Memória da ASSUFRGS, para o resgate da memória de nossa entidade. Ao longo de 2021, realizamos uma série de atividades em alusão aos 70 anos da ASSUFRGS, que seriam completados em 20 de setembro. No mês de janeiro, o sindicato convocou os filiados para o envio de fotos históricas de atividades e mobilizações ao longo dos anos.

__________

23 e 30 de janeiro: os primeiros atos de 2021 contra o governo Bolsonaro ocorreram em formato de carreata, devido à situação da covid-19. No início do ano, era evidente a gestão desastrosa de Bolsonaro com a pandemia. A falta de oxigênio nos hospitais de Manaus, a escassez de vacinas e o agravamento da pandemia naquele período mobilizou o país inteiro e na capital gaúcha levou centenas de carros às ruas. A primeira carreata teve concentração no Largo Zumbi dos Palmares (23/01) e a segunda no estacionamento ao lado do Beira-Rio (30/01). As carreatas foram uma prévia de como seria intenso o ano com mobilizações contrárias ao desgoverno Bolsonaro.

__________

Fevereiro

03 de fevereiro: Em reunião com reitoria do IFRS, a ASSUFRGS defendeu retorno às atividades presenciais somente após vacinação da categoria e estudantes. Relembre como foi o encontro.

__________

04 de fevereiro: A Coordenação da ASSUFRGS Sindicato esteve reunida com a Reitoria da UFRGS, para tratar sobre os temas de interesse da categoria para 2021. Estavam na pauta do encontro: IN 28; paridade; flexibilização da jornada de trabalho; assédio moral; pandemia (vacinação/ trabalho remoto/ protocolos); defesa das IFEs e da comunidade (reforma administrativa/ PEC emergencial); outros assuntos. Relembre aqui.

___________

25 de fevereiro: O Conselho de Representantes da ASSUFRSG e a Coordenação do sindicato realizaram uma Reunião Ampliada, aberta aos demais colegas da categoria, onde foi definida as estratégias de ação e mobilização para ampliar a luta contra a Reforma Administrativa. Participaram cerca de 50 colegas da categoria, que debateram os impactos da PEC 32, do decreto que altera a gestão das aposentadorias e da PEC 186/2019 – PEC Emergencial. A categoria definiu a realização de uma campanha forte com o objetivo de dialogar junto ao conjunto da sociedade os impactos nocivos das propostas que tramitariam ao longo do ano no Congresso Nacional. Veja como foi a reunião.

_____________

Março

1º de março: representantes de diversas Centrais Sindicais entregaram ao Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, um manifesto que reivindicava medidas urgentes e necessárias para enfrentamento do agravamento da pandemia na capital gaúcha. A Coordenadora da ASSUFRGS, Tamyres Filgueira, estava presente na entrega do documento. Entre as solicitações dos trabalhadores, estava a necessidade da capital adquirir vacinas e a implementação de um auxílio emergencial municipal. As centrais também defenderam a necessidade de um “lockdown”, com a garantia de renda para os trabalhadores. O grupo ainda fez a defesa do investimento em educação e saúde públicas, como medidas de enfrentamento à crise social e sanitária, causada pela pandemia. Relembre a íntegra do manifesto.

___________

03 de março: O início de março ficou marcado pela ação da ASSUFRGS que fixou faixas contra a Reforma Administrativa em diversos campi de sua base – UFRGS, UFCSPA e IFRS. Infelizmente nossa mobilização causou uma represália no Ceclimar, onde a direção da unidade, gravou um vídeo em que retirava nosso material. Não deixamos por menos, conseguimos aprovar no CONSUN UFRGS uma nota de repúdio à ação da diretoria e repusemos a faixa. Os TAEs do IGEO também publicaram nota contra o ato de censura à ASSUFRGS. Após o ocorrido a direção da unidade chamou o sindicato para um reunião, onde deixamos claro nossa posição em defesa da democracia dentro da universidade e da defesa dos serviços públicos, contra a tramitação da PEC 32.

____________

03 de março: A ASSUFRGS marcou presença no lançamento do Comitê Popular de Enfrentamento à covid-19 de Porto Alegre. Representou o sindicato, Coordenador-geral, Gabriel Focking. O comitê surgiu em diante do pior momento da pandemia, com a superlotação de UTIs nos hospitais, a transmissão comunitária de uma nova cepa do vírus (vinda de Manaus) e o comércio e serviços fechados por conta da bandeira preta.

______________

04 de março: primeira Assembleia Geral da ASSUFRGS em 2021, aprovou a manutenção do Estado de Greve da categoria e uma campanha de comunicação visando a necessidade imediata do isolamento social, com o uso de “lockdown” para diminuir a circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia no país. Aprovada ainda uma campanha por vacinação para todos e auxílio emergencial já! Também ficou definido que o reforço da luta contra a Reforma Administrativa, evidenciando o desmonte dos serviços prestados à população, seria um dos eixos de ação do sindicato no próximo período. A categoria aprovou ainda a necessidade de construção de uma greve geral nacional dos servidores públicos das três esferas. Relembre os encaminhamentos desta assembleia.

_____________

05 de março: Entre os dias 05 e 23 de março ocorreram uma série de reuniões nas unidades da base da ASSUFRGS. Em formato virtual, os encontros foram ótima oportunidade para debater assuntos específicos das unidades da UFRGS, UFCSPA e IFRS, além da conjuntura nacional de lutas contra o desgoverno Bolsonaro. Algumas das unidades que confirmaram encontros foram a Agronomia, Favet, Cap, Campus do Vale, Farmácia, IFRS, Campus Centro, Campus Saúde e Esefid, UFCSPA e CLN UFRGS.

_____________

08 de março: Porto Alegre amanheceu na segunda-feira (08 de março), com a campanha “Bolsocaro” nos tapumes da cidade. A iniciativa foi da ASSUFRGS. As artes puderam ser conferidas nas principais avenidas da cidade. O sindicato fez a denúncia à escalada dos preços dos alimentos, gás de cozinha e gasolina. Relembre a ação e veja mais fotos.

____________

11 de março: Após ato de censura, onde diretores do Ceclimar do Campus Litoral Norte da UFRGS retiraram uma faixa da ASSUFRGS que denunciava o desmonte dos serviços públicos, o sindicato se reuniu com a diretoria do orgão e foi deliberada a entrega do material e recolocação da faixa que havia sido arrancada. A faixa foi fixada novamente pelos coordenadores da ASSUFRGS, Mariane Quadros, Jade Monteiro e Gabriel Focking.

____________

12 de março: A comunidade da UFRGS teve uma importante vitória contra o interventor Carlos Bulhões, que ocupa neste momento a reitoria da universidade. Nesta sexta-feira (12), o CONSUN aprovou a revogação das mudanças na estrutura da UFRGS, que haviam sido impostas pelo interventor após assumir o cargo, sem o aval do conselho, instância máxima da instituição, e que tem a competência para analisar mudanças administrativas na universidade. A decisão foi fruto de uma sessão autoconvocada por membros do CONSUN, entre eles os representantes dos Técnico-Administrativos em Educação, ainda em outubro do ano passado. A sessão autoconvocada à época acabou deliberando a criação de uma Comissão Especial que estudou as medidas adotadas por Bulhões e também serviu de pressão para que a atual reitoria apresentasse um planejamento de Reforma Administrativa, uma vez que foram feitas alterações estruturais sem apreciação devida do Conselho. A Comissão Especial apresentou nesta sexta-feira o resultado do trabalho realizado, que resultou no parecer que foi acatado pelo plenário do CONSUN, por 56 votos favoráveis, 10 contrários e 1 abstenção. Relembre aqui.

___________

15 de março: a campanha “bolsocaro” da ASSUFRGS foi ampliada para novos locais. Nossa denúncia foi fixada em tapumes em cidades do litoral norte, como Imbé e Tramandaí, e na cidade de Viamão e no bairro Restinga. Veja mais fotos aqui.

________

19 de março: ASSUFRGS realizou reunião de mobilização para tratar do Dia Nacional de Paralisação dos Servidores Públicos, em 24 de maço. Além do chamado para PARALISAR as atividades na UFRGS, UFCSPA e IFRS, inclusive o trabalho em home office, a categoria aponta uma série de estratégias distintas para que a data repercuta em toda a sociedade. Relembre.

______________

24 de março: Além da paralisação de 24h do trabalho remoto, a ASSUFRGS participou de um “faixaço” nas primeiras horas da manhã. A atividade colocou, em lugares de grande visibilidade, faixas expondo as pautas da mobilização. No Dia Nacional de Paralisação, data convocada pelas centrais sindicais, trabalhadores e trabalhadoras protestaram contra a reforma, por vacina gratuita e pelo SUS, testagem, pelo auxílio emergencial de R$ 600,00 e pelo fim do governo Bolsonaro. Diversas cidades do país tiveram manifestações ao longo do dia, com faixaços, trancaços e panelaços. Veja aqui.

__________

25 de março: ASSUFRGS esteve na Estação Experimental Agronômica da UFRGS para conversar com os colegas da categoria sobre uma denúncia referente a descontos de insalubridade. Aproveitamos o encontro para entregar panfletos do sindicato sobre a importância do isolamento social, vacinação e defesa dos serviços públicos.

___________

Abril

07 de abril: No Dia Mundial da Saúde, centrais sindicais e movimentos sociais realizaram protesto simbólico em frente à Prefeitura de Porto Alegre. Os manifestantes carregaram um caixão e fixaram cruzes em frente ao paço municipal, em alusão aos mais de 337mil mortos da covid-19 no Brasil. Faixas pediram a derrubada da PEC 32, conhecida como Reforma Administrativa, que tramita no congresso, e caso aprovada irá destruir o SUS! A mobilização também pressionou o governo do estado do RS, em frente ao Palácio Piratini. ASSUFRGS marcou presença, com fala da Coordenadora-geral Tamyres Filgueira. Veja como foi.

_________

09 de abril: Após ter recebido denúncia, a Coordenação da ASSUFRGS esteve reunida com a Direção da Estação Experimental Agronômica da UFRGS. Mesmo trabalhando presencialmente, servidores estavam recebendo parcialmente os adicionais a que têm direito. Relembre.

________

12 de abril: O CEDEM ASSUFRGS – Centro de Documentação e Memória do sindicato, lançou nesta data o início de uma série de vídeos intitulada 5 Anos de Golpe, Retrocessos e Resistência. O projeto fez parte das atividades do Ano de Resgate da Memória da ASSUFRGS, que completa 70 anos em 2021. Os vídeos da série apresentaram uma série de depoimentos de intelectuais, lideranças políticas e figuras vinculadas aos movimentos sociais para fazer um balanço dos 5 anos do Golpe de 2016. Uma das participações foi de Dilma Rousseff, ex-presidenta do Brasil. VEJA A SÉRIE COMPLETA, AQUI.

___________

15 de abril: As entidades representativas da comunidade da UFRGS – ASSUFRGS, DCE, APG e ANDES – publicaram manifestação conjunta exigindo respeito à comunidade universitária e a destituição da reitoria interventora. O motivo da manifestação se dá ao descumprimento da reitoria à decisão do CONSUN – orgão máximo da instituição. O Conselho Universitário discutiu e deliberou contrariamente às alterações, fusões, criações e extinções nas Pró-Reitorias, órgãos e setores. De acordo com a Resolução Nº 62/2021 do CONSUN, de 12 de março de 2021, a reitoria deveria desfazer a reestruturação administrativa, voltando à organização anterior à intervenção em até 30 dias. O prazo havia encerrado na última segunda-feira, 12 de abril de 2021. LEIA A ÍNTEGRA DA MANIFESTAÇÃO DAS ENTIDADES.

______________

16 de abril: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou Audiência Pública Virtual sobre a Autonomia e Democracia Universitária. Foi um importante debate sobre a situação das instituições federais de ensino, que estão sofrendo intervenção do governo Bolsonaro. A ASSUFRGS marcou presença, com os coordenadores Gabriel Focking e Diane Couto. O sindicato aproveitou a oportunidade para falar sobre a situação da UFRGS, que enfrenta uma intervenção de Carlos Bulhões. Na mesma semana o interventor NÃO respeitou uma decisão do CONSUN, agredindo o estatuto da universidade e enfraquecendo a autonomia da instituição. Veja o vídeo com a participação da ASSUFRGS:

_____________

19 de abril: Neste dia o NEAB UFRGS lançou a campanha UFRGS Contra a Fome, que ao longo de 2021 arrecadou toneladas de alimentos para famílias de indígenas, quilombolas e famílias da periferia. A ASSUFRGS esteve junto nesta batalha apoiando e chamando a comunidade para participar dos drive-thrus solidários da campanha. As fotos da galeria abaixo são do 1º drive-thru, realizado em 24/04 na FACED.

________

20 de abril: Os Conselho de Entidades de Base da UFRGS (Diretórios e Centros Acadêmicos) aprovaram uma Moção de Repúdio à intervenção na UFRGS. A moção foi ratificada na Assembleia dos Estudantes da Fabico, do dia 17 de abril. As coordenadoras da ASSUFRGS, Marcia Tavares e Mariane Quadros, representaram o sindicato. Confira a íntegra do documento, aqui.

_______

23 de abril: CONSUN aprovou nesta data, por ampla maioria, a criação de uma Comissão Especial paritária que avaliaria a conduta do reitor no desrespeito à decisão do Conselho em março. Comissão foi aprovada com 53 votos favoráveis, 11 contrários e quatro abstenções. A comissão foi paritária, representando os TAEs os conselheiros Arthur Bloise e Gabriel Focking.

________

Maio

1º de maio: ASSUFRGS marcou presença nos atos do dia 01º de maio em Porto Alegre. Trabalhadores realizaram mobilização em frente à Prefeitura da capital, em defesa da vida, por vacinação para todos e empregos. Ocorreu ainda um abraço simbólico na sede da Carris, contra a privatização, e doações de alimentos para famílias carentes, em frente ao Mercado Público.

__________

03 de maio: nesta data o Jurídico da ASSUFRGS divulgou à categoria a VITÓRIA que a entidade obeteve na ação coletiva da IN 28, sendo julgada parcialmente procedente a ação da ASSUFRGS contra os descontos dos TAEs da UFRGS. Decisão da Justiça Federal determinou que a UFRGS deveria manter o pagamento dos adicionais de insalubridade, periculosidade e raio X, além de proibir a reposição dos valores recebidos. infelizmente foi preciso muita pressão ao longo dos meses para que a decisão da justiça fosse cumprida pela administração da universidade. Relembre a decisão aqui.

_________

11 de maio:  A Coordenação da ASSUFRGS esteve reunida com a Reitoria da UFCSPA para tratar de temas importantes à categoria. A coordenação da ASSUFRGS reafirmou a posição de defesa das universidades públicas e do Serviço Público. Os representantes do sindicato destacaram que a Instrução Normativa nº 65, que trata do teletrabalho, não tem força de lei e as universidades têm autonomia para aderir ou não, além disso, o trabalho remoto realizado em tempos de pandemia é diferente do teletrabalho previsto na IN 65, que acarretaria em mudanças nas relações e nas condições de trabalho da categoria. Confira o relato do encontro.

__________

17 de maio: O CEDEM ASSUFRGS realizou uma transmissão AO VIVO no Facebook da entidade, com um debate sobre os 37 Anos da GREVE de 1984: histórias de luta e solidariedade. Para debater sobre esse importante movimento grevista foram convidadas as colegas da categoria Yara Carbonell e Anajara Carbonell Closs e a historiadora Fernanda Feltes. Assista a íntegra da “live” abaixo:

__________

21 de maio: A ASSUFRGS Sindicato realizou uma pesquisa com os colegas da categoria, sobre as condições do trabalho remoto e opinião dos servidores quanto à possibilidade de um retorno presencial. O resultado revelou que naquele momento ainda não havia segurança para o retorno presencial das atividades. Relembre os números revelados pela pesquisa.

________

24 de maio: Na semana que antecipou a primeira grande mobilização de rua pelo Fora Bolsonaro em 2021, em 29 de maio, a ASSUFRGS circulou com carro de som pelas principais ruas da cidade, convocando a população para a mobilização.

______________

27 de maio: A ASSUFRGS divulgou um vídeo de den´úncia contra a Reforma Administrativa. A peça publicitária foi divulgada nas redes sociais do sindicato. Assista abaixo:

___________

28 de maio: A ASSUFRGS realizou forte campanha nas ruas de Porto Alegre contra a Reforma Administrativa. Os tapumes das principais avenidas da capital receberam cartazes que denunciaram como a PEC 32 prejudica o SUS, as Universidades e Institutos Federais! Veja a lista de locais que receberam a ação da ASSUFRGS.

________

29 de maio: Neste dia foi realizada a primeira grande mobilização de rua de 2021 contra o Governo Bolsonaro. Mais de 30 mil pessoas participaram do ato que iniciou às 13h, em frente ao Campus Centro da UFRGS. Chamada pelas entidades que representam a comunidade da universidade, entre elas a ASSUFRGS, a concentração ocorreu na Sarmento Leite. Os manifestantes seguiram em caminhada rumo à Prefeitura de Porto Alegre, onde ocorreria a concentração para o ato unitário. Caminhada circulou pelas ruas da centro e pela orla do Guaíba no fina da tarde. ASSUFRGS esteve presente durante todo o percurso. Veja a cobertura da mobilização, aqui.

__________

29 de maio: Além do ato na Capital, foram registrados protestos em outras 30 cidades gaúchas, como em Rolante, onde colegas do IFRS Rolante protestaram pelo Fora Bolsonaro (foto abaixo). Outras cidades que tiveram atos foram: São Leopoldo, Bagé, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Rio Grande, Osório, Tramandaí, Imbé, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Viamão, Gravataí, Alvorada, Alegrete, Novo Hamburgo, Ijuí, Rio Grande, entre outros municípios.

___________

Junho

07 de junho: ASSUFRGS marcou presença no ato em frente à reitoria da UFRGS contra a decisão arbitrária da reitoria da universidade de desligar 195 estudantes que tinham matrícula provisória na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ato foi um chamado do DCE. Veja como foi. A ASSUFRGS publicou uma nota sobre esta situação, no dia 11 de junho, leia aqui.

_________

09 de junho: A ASSUFRGS Sindicato denunciou a Reforma Administrativa e o descaso de Bolsonaro com a vida dos brasileiros em uma série de outdoors nas cidades de Porto Alegre e da região metropolitana. Ao todo foram instalados 10 outdoors localizados em grandes avenidas de Porto Alegre e em cidades como Canoas, Esteio e Gravataí. A campanha evidenciou que a Reforma Administrativa, PEC 32, caso aprovada, dificultará o acesso da população à saúde e educação públicas. Em uma das artes a denúncia é contra o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia, que já vitimou quase MEIO MILHÃO de brasileiros.

____________

11 de junho: Nesta data, a ASSUFRGS publicou uma entrevista com o TAE Rui Muniz, que sofria uma perseguição política com um processo de aposentadoria imposto pela administração da UFRGS. Na conversa com a comunicação do sindicato, Rui, contou como se deu todo o processo e afirmou: “Se minha aposentadoria compulsória não é perseguição política, eu não sei o que é”. LEIA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA. Ao longo do ano a luta contra a perseguição a Rui Muniz seguiu, inclusive com duas decisões favoráveis ao servidor junto ao CONSUN. No dia 02 de julho, devido à administração da UFRGS ainda impor o processo de aposentadoria, as entidades representativas da comunidade universitária emitiram uma nota conjunta de apoio ao servidor.

____________

15 de junho: é iniciada a vacinação dos servidores da UFRGS contra a covid-19. A ASSUFRGS acompanhou a semana de vacinação dos trabalhadores presencialmente, com banca do sindicato, distribuição de materiais e adesivos da entidade.

______________

16 de junho: ocorreu nova Assembleia Geral da categoria, onde foi aprovada participação dos TAEs da UFRGS, UFCSPA e IFRS no ato pelo Fora Bolsonaro em 19 de junho e o reforço da luta contra a PEC 32. Leia o relato da assembleia. Na mesma data, um pouco antes, ocorreu a Reunião Ampliada do Conselho de Representantes da ASSUFRGS.

_____________

19 de junho: O segundo ato nacional pelo FORA BOLSONARO, contou com mais de 50 mil pessoas nas ruas de Porto Alegre. ASSUFRGS esteve presente no Bloco em Defesa da Educação, que saiu em frente à UFRGS e participou da caminhada unitária, que passou pelo Mercado Público, Orla do Guaíba e Largo Zumbi dos Palmares. Relembre a mobilização histórica, na cobertura completa da ASSUFRGS.

_____________

24 de junho: Assembleia Geral de Filiados da ASSUFRGS aprovou por unanimidade a demonstração contábil da entidade do ano de 2019. O balanço fiscal do sindicato é público, incluindo parecer do CF. Todos os colegas da categoria podem conferir o relatório na íntegra, clicando aqui.

___________

28 de junho: No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. o CEDEM ASSUFRGS, realizou a oficina online “História do movimento LGBT proletário”, ministrada por Feh Amaro, Diretora de Universidades Públicas da UNE.

____________

28 de junho: Colegas LGBTs da base da Assufrgs conversaram com a reportagem do sindicato e debateram a importância sobre a visibilidade desta temática, na desconstrução dos preconceitos e em como este movimento deve estar atrelado à luta de classes em busca de uma nova ordem para nossa sociedade. Confira as entrevistas na íntegra, clicando aqui. Na mesma data, a ASSUFRGS realizou uma homenagem especial em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O CEDEM estendeu uma bandeira gigante do arco-íris na fachada da Faculdade de Educação da UFRGS. A intervenção pode ser vista de longe, inclusive de noite, pois o sindicato iluminou a fachada do prédio. Veja algumas fotos abaixo:

___________

29 de junho: A ASSUFRGS Sindicato enviou ofício à administração da UFRGS, a respeito do Edital “Processo Seletivo para Servidores Técnico-Administrativos em Educação Interessados em Solicitar Afastamento para Participar em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Ano 2021”, de 21/06/2021. No documento, a ASSUFRGS demanda a suspensão imediata do edital e a implantação de discussão democrática envolvendo os trabalhadores, por meio do sindicato e da CIS-UFRGS. Até lá, que sejam mantidas as atuais condições de afastamento para os TAEs, a fim de não prejudicar o direito à qualificação dos técnico-administrativos em educação. Relembre aqui.

__________

30 de junho: ASSUFRGS participa da entrega do Superpedido de Impeachment de Bolsonaro em Brasília.  ASSUFRGS esteve no Congresso Nacional, sendo representada pelas Coordenadoras do Sindicato, Tamyres Filgueira, Maristela Piedade e Jade Monteiro. Confira como foi.

____________

30 de junho: Em Assembleia Geral, categoria aprovou a participação nas mobilizações de rua convocadas para os dias 03, 13 e 24 de julho, pelo Fora Bolsonaro e contra a tramitação da PEC 32 – Reforma Administrativa. Além da deliberação pela participação nos atos, a categoria aprovou a continuidade de campanhas publicitárias contrárias à Reforma e articulação com entidades e demais setores do funcionalismo público para a luta contra a PEC que segue em tramitação no Congresso Nacional. Confira os encaminhamentos. Na mesma data, Assembleia Geral de Filiados aprovou a prorrogação do mandato da atual coordenação, devido ao momento ainda crítico da pandemia, que impede eleições presenciais e a atual conjuntura de lutas contra a Reforma Administrativa.

Julho

__________

01º de julho: A ASSUFRGS Sindicato circulou com carro de som nas ruas de Porto Alegre, chamando a população para o ato Fora Bolsonaro, que ocorreria no dia 03/07. Ação atingiu diversos bairros da capital e ocorreu ao longo da semana anterior ao ato.

___________

02 de julho: Após pressão do CONSUN e da ASSUFRGS, que foi presencialmente ao gabinete do Reitor, administração da UFRGS emitiu despacho suspendendo a aposentadoria imposta ao colega Rui Muniz, o prazo encerraria no dia seguinte. Relembre. Foi uma vitória da mobilização, porém a administração interventora viria a iniciar novo processo contra o servidor.

__________

03 de julho: No terceiro ato nacional pelo Fora Bolsonaro, mais de 50 mil pessoas foram às ruas de Porto Alegre. ASSUFRGS marcou presença novamente. Desta vez, bloco do sindicato contou com um imenso balão inflável que sobrevoou a marcha com o dizeres “Não à PEC 32” e “Fora Bolsonaro!”. Confira como foi o ato, na galeria de fotos e vídeos da cobertura da ASSUFRGS

__________

03 de julho: Pelo menos 26 cidades gaúchas registraram atos durante o dia. A ASSUFRGS marcou presença na cidade de Rolante, cidade que conta com um campus do IFRS, além de participar do ato em Garopaba, no litoral de Santa Catarina, onde a ASSUFRGS tem uma Colônia de Férias.

_________________

07 e 08 de julho: A ASSUFRGS reazliou nos ida s07 e 08 de julho o importante seminário virtual “IN 65: Trabalho Remoto x Teletrabalho”. Tendo em vista que a Instrução Normativa 65 (IN 65), que trata sobre o regime de Teletrabalho mediante adesão a Plano de Gestão do MEC, já estava em discussão na UFCSPA e na UFRGS, a Coordenação da ASSUFRGS convidou a categoria para um seminário sobre o tema. A íntegra dos dois dias de evento, pode ser assistida no YouTube da ASSUFRGS, nos vídeos abaixo:

______________

08 de julho:  Durante o mês de julho de 2021, o Centro de Documentação e Memória da Assufrgs (CEDEM) realizou o projeto “Memória Associativa” que consistiu em uma série de galerias de fotos, com lembranças de festas, comemorações, atividades culturais e de lazer do sindicato. Confira todas as fotos, aqui.

____________

09 de julho: ASSUFRGS reúne com TAEs sobre desmonte da Relinter. Os técnicos da Relinter, Secretaria de Relações Internacionais, relataram a reestruturação do setor imposta pela gestão Bulhões. Agora, a secretaria está vinculada à Pró-Reitoria de Inovação, encabeçada por Geraldo Jotz (pró-reitoria que deveria ter sido extinta, em cumprimento à decisão do Conselho Universitário). Tal medida interrompe o fluxo de trabalho em andamento e descaracteriza as atividades da Relinter.

_________

10 de julho: ASSUFRGS realizou nova campanha nas ruas de Porto Alegre, desta vez chamando a população para o Ato Fora Bolsonaro, no dia 13 de julho, terça-feira, às 18h, em frente à Prefeitura de Porto Alegre. Os cartazes/lambes da ASSUFRGS foram colados em tapumes das principais avenidas da capital gaúcha.

_____________

10 de julho: Avião com faixa da ASSUFRGS pede “Fora Bolsonaro” no dia da “motociata da morte”! Bolsonaro realizou uma vergonhosa motociata nas ruas de Porto Alegre. A ASSUFRGS não deixou a “comemoração aos mais de 530mil mortos por covid-19” passar impune. O sindicato colocou nos céus da capital gaúcha um avião que segurava uma faixa com a frase “Fora Bolsonaro!”. A aeronave sobrevoou o centro histórico, além da faixa o avião transmitia uma mensagem de som denunciando a corrupção na compra de vacinas e o descaso com a pandemia. Confira os registros em vídeo:

A repercussão do protesto da ASSUFRGS foi grande nas redes sociais. Quem presenciou a passagem do avião parabenizou o sindicato pela iniciativa. Veja algumas das repercussões:

_______________

13 de julho: Porto Alegre registrou o segundo ato pelo Fora Bolsonaro em julho. Além do impeachment do Presidente da República, a mobilização pediu o fim das privatizações de estatais de diversas esferas. Cartazes e faixas estamparam frases em defesa dos Correios, da Trensurb, da Carris e da Corsan. Também marcou presença o povo Kaigang, contra a PL 490, que pretendia impor o “marco temporal” impedindo a ampliação de terras indígenas no Brasil e aumentando área de garimpo e desmatamento. Confira nossa cobertura completa, aqui.

___________

14 de julho: Nova campanha da ASSUFRGS contra a PEC 32 nas ruas de Porto Alegre. Desta vez, o sindicato utilizou exemplos recentes, onde servidores com estabilidade da Polícia Federal, e do Ministério da Saúde, denunciaram esquemas de corrupção contra o ex-ministro Ricardo Salles e na compra da vacina indiana Covaxin. Os cartazes foram colocados em avenidas, como Baltazar, Assis Brasil, Ary Tarragô, Protásio Alves, Carlos Gomes, Antônio de Carvalho, Farrapos e Mauá.

___________

14 de julho: ocorre o lançamento do Comitê do Plebiscito Popular no Rio Grande do Sul. No plebiscito popular tinha como tema as privatizações de serviços essenciais e estratégicos para o desenvolvimento social e econômico do Estado. As 497 cidades do estado foram divididas entre 28 comitês regionais.

_________

20 de julho: ASSUFRGS realiza nova pesquisa com a categoria, para saber sobre as condições do trabalho remoto. O resultado seria divulgado no início de agosto, apontando que para 61% dos TAEs os custos do trabalho remoto são maiores que o presencial. Confira o resultado da pesquisa, aqui.

__________

20 a 23 de julho: ASSUFRGS realizou uma nova rodada de reuniões nas unidades. Desta vez, os encontros tiveram como tema central a mobilização do dia nacional de lutas pelo Fora Bolsonaro, que seria realiado em 24 de julho. Foram realizadas reuniões nas seguintes unidades: Farmácia, IGeo, ICBS, IFRS, ICTA, Fabico, Instituto de Artes, UFCSPA, Matemática, CLN, Faced, Arquitetura e Relinter.

________

24 de julho: O 24 de julho foi um dia de luta histórico! Mais de 100 mil pessoas foram às ruas pelo Fora Bolsonaro em 60 cidades do RS. Porto Alegre registrou o maior ato do ano, foram 90 mil pessoas nas ruas da capital. A principal pauta de protesto da mobilização foi o descaso do governo federal com a pandemia de covid-19. No dia do ato, 550 mil mortes já haviam sido contabilizadas. Marcha que circulou pelas ruas do centro da cidade também teve como pauta a derrubada da PEC 32, a carestia e desemprego e os casos de corrupção do governo Bolsonaro envolvendo vacinas. Confira a cobertura completa.

____________

30 de julho: CONSUN aprovou o Parecer nº80/2021 da Comissão Especial criada em abril para averiguar as consequências para as ações de Bulhões, contrárias às decisões do conselho. O parecer aprovado nesta data indicava que o CONSUN deveria debater a destituição do atual Reitor, Carlos Bulhões. , o envio do caso ao MPF e a solicitação ao Ministério da Educação para a abertura de um PAD contra o atual Reitor. Relembre a sessão. Na mesma reunião do CONSUN, o plenário aprovou, nota de apoio ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

___________

Agosto

05 de agosto: Assufrgs envia ofício à reitora da UFCSPA com demandas para o retorno seguro ao trabalho presencial. Entre as principais solicitações do sindicato, estavam: estabelecer como critérios de convocação a imunização completa; condições adequadas de trabalho em termos materiais e sanitários; verificação da condição de saúde do servidor; convocação pessoal do servidor; e prazo razoável de antecedência para a convocação. Relembre como foi a entrega do documento e a reunião entre coordenação da ASSUFRGS e administração da UFCSPA.

___________

10 de agosto: Assembleia Geral da ASSUFRGS Sindicato aprovou a adesão dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS na GREVE NACIONAL dos servidores públicos das três esferas, em 18 de agosto. A assembleia também aprovou apoiar a destituição do Interventor Bulhões na Sessão do Consun do dia 13 de agosto, que debateria o encaminhamento da destituição do interventor. Confira todos os encaminhamentos aprovados na assembleia do dia 10/08/2021.

____________

12 de agosto: na semana do dia 12/08 a ASSUFRGS constituiu a “Comissão de Gala” para planejar o aniversário de 70 anos da Assufrgs. A comissão foi a responsável por diversas ações de comemoração do aniversário da entidade, entre elas vídeos de colegas da categoria com mensagens sobre momentos marcantes da luta ao longo das décadas.

____________

13 de agosto: Em sessão extraordinária, nesta sexta-feira (13), o Conselho Universitário da UFRGS aprovou uma decisão histórica. O órgão máximo de deliberação da universidade decidiu que seria encaminhado ao MEC a indicação de destituição da atual reitoria. Composta pelos professores Carlos Bulhões e Patricia Pranke, a gestão vem administrando a universidade sem respeitar as decisões do Conselho Universitário, ferindo o estatuto da UFRGS. Confira o relato da sessão do CONSUN. A Coordenação da ASSUFRGS publicou nota oficial sobre a decisão. Segundo a entidade a indicação da “destituição da reitoria interventora é passo importante na luta pela democracia e autonomia universitária“.

__________

15 de agosto: Neste mês, a ASSUFRGS Sindicato realizou um Feirão para a regularização das dívidas de filiados e ex-filiados do sindicato. Exitoso, a ação conseguiu reverter desfiliações e regularizar as dívidas dos colegas sindicalizados.

___________

16 de agosto: Mais uma vitória jurídica! A justiça acatou o pedido da ASSUFRGS-Sindicato, que solicitou que a UFRGS encerrasse de forma imediata os descontos referidos à IN28, mesmo antes do julgamento do recurso apresentado pela universidade. A Ação Judicial da ASSUFRGS exigindo o retorno do pagamento dos adicionais teve sentença de parcial procedência em maio de 2021, leia a sentença na íntegra aqui. A desembargadora Marga Inge Barth Tessler acatou o pedido de tutela de urgência da ASSUFRGS por entender que mesmo que o recurso ainda não tenha sido julgado, antecipar o fim dos descontos é justificável devido “o risco de dano ser evidente, uma vez que há decesso remuneratório agravado pelo quadro pandêmico e suas consequências”. O pagamento integral, por descaso da atual administração, viria a ocorrer somente em outubro.

__________

18 de agosto: ASSUFRGS adere à GREVE NACIONAL dos servidores públicos das três esferas e paralisa as atividades, incluindo o trabalho remoto, na UFRGS, UFCSPA e IFRS. Foram registradas manifestações em pelo menos 19 estados e no Distrito Federal, contra a aprovação da PEC 32. Em Porto Alegre, ASSUFRGS marcou presença em ato em frente ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. O dia foi marcado ainda por uma vigília dos servidores estaduais em frente ao Palácio Piratini. Na Esquina Democrática a concentração ocorreu por volta das 18hs, reunindo além dos servidores públicos, movimentos sociais, o movimento Artistas Pela Democracia, frentes populares e o movimento estudantil. Veja a cobertura completa, aqui.

________

19 de agosto: A ASSUFRGS Sindicato negociou com a UNIODONTO um reajuste anual, menor do que o previsto em contrato. O reajuste da mensalidade do plano coletivo da UNIODONTO, destinado aos filiados da Assufrgs, seria de “8.10%” tendo como base o IGPM. Este é o segundo ano consecutivo que a ASSUFRGS negocia um reajuste menor do que o previsto em contrato. Colegas que tenham interesse em aderir ao plano da Uniodonto devem entrar em contato com nosso setor de convênios.

________

17 de agosto: ocorreu a primeira reunião do Comitê de Gala organizado pelo CEDEM ASSUFRGS para debater o aniversário de 70 anos do sindicato. Entre as diversas propostas do Comitê, se destacaram algumas como a produção de um material impresso sobre a história da Assufrgs, a gravação de pequenos vídeos com depoimentos, um painel de falas e fotos para homenagear a categoria e uma live no dia do aniversário.

_________

Setembro

07 de setembro: Apesar das bravatas e ameaças de violência contra os manifestantes, a oposição ao Governo Bolsonaro não se omitiu da luta. Como faz há 27 anos, sempre no 07 de setembro, os movimentos sociais foram às ruas em mais uma edição do “Grito dos Excluídos”, neste ano também pelo “Fora Bolsonaro”, em defesa da democracia. Mais de 300 mil pessoas protestaram em cerca de 200 municípios em território nacional e estrangeiro. Em Porto Alegre, a ASSUFRGS marcou presença no ato que teve concentração embaixo do viaduto da João Pessoa, devido à forte chuva que atingiu a capital gaúcha. No local, trabalhadores e estudantes realizaram falas em defesa dos serviços públicos. Após a concentração, a caminhada saiu para uma volta nas ruas da Cidade Baixa, passando pela Perimetral, Lima e Silva e República, encerrando no Largo Zumbi dos Palmares. 

______________

13 de setembro: Tem início das redes socias da ASSUFRGS uma série de vídeos com depoimentos de colegas da categoria sobre os 70 anos de luta da ASSUFRGS Sindicato. Ação contou com a publicação de 60 vídeos, que podem ser assistidos no facebook do sindicato. Clique na imagem abaixo para assistir:

_____________

13 de setembro: É iniciada no dia 13 de setembro uma grande vigília em Brasília, contra a tramitação da PEC 32 na Câmara dos Deputados. Foram realizadas diversas atividades de forma ininterrupta até o fim dos trabalhos no Congresso Nacional em 2021. As ações em Brasília duraram de 13 de setembro a 16 de dezembro, entre elas: vigília no aeroporto internacional de Brasília para “recepção” dos deputados; atos em frente ao Anexo II da Cãmara dos Deputados; pressão presencial dentro da Câmara dos Deputados; caminhadas na Esplanada dos Ministérios; e ações em frente ao Ministério da Economia. A forte pressão dos servidores, tanto em Brasília, como localmente nos estados e municípios foi determinante para a vitória contra a Reforma Administrativa em 2021, que teve sua tramitação adiada para o próximo ano. Na galeria abaixo, registros da ASSUFRGS nas ações das primeiras semanas da vigília, ainda em setembro.

A Coordenadora da ASSUFRGS, Tamyres Filgueira fez uma fala durante coletiva de imprensa no Salão Verde da Câmara dos Deputados, no dia 21 de setembro:

Durante nossa presença em Brasília, ainda em setembro, a ASSUFRGS também pressionou os parlamentares bolsonaristas. Em encontro com o Senador Lasier Martins (Podemos) e o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pressionamos contra a aprovação da PEC 32. Veja abaixo:

____________

14 de setembro: Após denúncia da ASSUFRGS, MPF recomenda a pró-reitor da UFRGS respeito às medidas contra a covid-19. Sindicato ficou sabendo que não estavam sendo respeitadas as medidas de prevenção à disseminação do Coronavírus, no ambiente da Reitoria da UFRGS.

_____________

15 de setembro: Na primeira quinzena de setembro a ASSUFRGS realizou uma nova campanha contra a PEC 32. Desta vez, o sindicato fez pressão direta aos deputados federais gaúchos que se diziam favoráveis à Reforma Administrativa.  A arte estampava o rosto dos deputados Alceu Moreira (MDB), Osmar Terra (MDB) e Marcelo Moraes (PTB), junto às frases “Deputado, vote contra a PEC da corrupção! Não à Reforma Administrativa! Fora Bolsonaro! Quem votar, não volta!” Também foram fixados novos cartazes da campanha “Bolsocaro”, denunciando a alta dos alimentos, do gás de cozinha e gasolina.

_____________

20 de setembro: No dia do aniversário dos 70 anos da ASSUFRGS Sindicato, a entidade lançou o Mini-Doc que conta a trajetória do sindicato. Dividido em 4 episódios, o documentário pode ser conferido na íntegra no Youtube da ASSUFRGS. Abaixo, assista a primeira parte:

ASSISTA OS QUATRO EPISÓDIOS DO MINI-DOC, CLICANDO AQUI!

_____________

20 de setembro: A Festa virtual que marcou os 70 anos da ASSUFRGS Sindicato ocorreu no final da tarde, do dia 20 de setembro. Os colegas se reuniram através do aplicativo Zoom. Foi realizada uma cerimônia, com depoimentos de representantes da categoria e resgate da história do nosso sindicato. Também ocorreu uma homenagem aos funcionários da Assufrgs, trabalhadores que são a base do dia-a-dia de nossa entidade. Um momento de forte emoção tomou conta da cerimônia quando foi feita uma homenagem aos colegas da categoria já falecidos. Ao final, os colegas confraternizaram ao som de música popular brasileira, enquanto eram transmitidas fotos históricas dos diferentes momentos de luta da ASSUFRGS. Leia o relato da festa.

__________

28 de setembro: em nova vitória jurídica para a categoria, Ministro do STJ diz que decisão sobre ação do Enquadramento abrange também servidores que estão fora da lista juntada na ação da ASSUFRGS. Relembre a decisão, aqui.

___________

23 de setembro: Na semana de 23 de setembro, a ASSUFRGS circulou com carro de som nas cidades do Litoral, Santa Rosa e Santa Cruz, bases dos deputados Alceu Moreira, Osmar Terra e Marcelo Moraes, que eram titulares na Comissão Especial e se mostravam favoráveis à PEC 32. A pressão na base eleitoral dos parlamentares foi grande! O vídeo abaixo é do registro de nosso carro circulando nas ruas de Santa Rosa:

Pressão da ASSUFRGS contra a PEC 32 foi notícia no jornal local de Santa Cruz, o Gazeta do Sul!

__________

30 de setembro: fechando as comemorações dos 70 anos da ASSUFRGS, o sindicato publicou no final do mês de setembro, uma Revista Comemorativa aos 70 anos de luta da entidade. O material foi enviado pelos correios aos filiados e pode ser lido na íntegra, no site do sindicato. Clique na imagem abaixo para ler o arquivo em PDF:

__________

Outubro

02 de outubro: Nova data nacional pelo Fora Bolsonaro registrou protestos em mais de 40 municípios do RS. Em todo o Brasil, foram mais de 200 cidades. Mobilização ampliou as pautas e abordou a alta da inflação e a luta contra a Reforma Administrativa. Porto Alegre foi palco de uma forte mobilização. O protesto que teve concentração na Borges de Medeiros, entre o Mercado Público e a Prefeitura de Porto Alegre, seguiu marcha até a Cidade Baixa, passando pelo Túnel da Conceição, Sarmento Leite e Loureiro da Silva. Bloco da ASSUFRGS, levou aos céus da passeata um enorme balão inflável com os dizeres “Fora Bolsonaro” e “Não á PEC 32”. Colegas da categoria compareceram, segurando bandeiras do sindicato e vestindo camisetas da ASSUFRGS. Confira a cobertura completa da mobilização.

_____________

08 de outubro: o início de outubro ficou marcado por uma forte campanha de outdoors realizada pela ASSUFRGS Sindicato, denunciando os deputados federais gaúchos que aprovaram a Reforma Administrativa na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Foram alvos da ação os parlamentares Giovani Cherini (PL), Marcel Van Hatten (Novo), Alceu Moreira (MDB) e Marcelo Moraes (PTB). Ao lado do rosto dos deputados era possível ler a frase “NÃO VOTE NELES!” Em formato de outdoor impresso, digital e de cartazes colados em tapumes, a campanha pode ser vista na Rua Sarmento Leite – saída do Túnel da Conceição, na BR 116 e em cidades base dos deputados, como Santa Cruz, Ivoti, Osório e Nova Petrópolis.

_________

13 de outubro: tem início uma nova leva de reuniões nas unidades da base da ASSUFRGS. A terceira no ano! Desta vez, o objetivo dos encontros com os colegas da base foi o debate para construção das diretrizes da ASSUFRGS para um retorno gradual e seguro às atividades presenciais na UFRGS, UFCSPA e IFRS. Cada unidade elegeu um representante, que levou os apontamentos e preocupações dos colegas para uma Reunião Ampliada do Conselho de Representantes da Assufrgs. Foram registrados encontros em unidades, como: Instituto de Artes, Instituto de Psicologia, IGEO, UFCSPA, CTE e Secom, IFRS Canoas, Biociências, ICBS, FAGRO, ICTA, Faculdade de Medicina, entre outras.

________

15 de outubro: O Conselho Universitário da UFRGS aprovou moção de repúdio ao PLN 16, demandando a imediata reversão dos cortes brutais no financiamento à Ciência e Tecnologia. O corte chegou a R$600 milhões na pasta de Ciência e Tecnologia. Veja a íntegra da moção do CONSUN.

________

16 a 24 de outubro: ocorre neste período o Plebiscito Popular contra as privatizações do RS. ASSUFRGS convocou categoria para participar da votação. Mais de 85 mil gaúchos votaram NÃO às privatizações em Plebiscito Popular, 95% do total de votantes

________

18 de outubro: Em nova ação publicitária contra a PEC 32, a décima do ano, a ASSUFRGS Sindicato inovou e contratou um outdoor gigantesco na lateral do prédio ao lado da UFCSPA, na saída do Túnel da Conceição. Direcionada aos deputados do MDB, Osmar Terra, Giovani Feltes, Márcio Biolchi e Darcísio Perondi, a publicidade enfatiza “Deputados, estamos de olho! Quem votar, não volta! Reforma Administrativa, PEC da Rachadinha, Não!” O outdoor ficou exposto por mais de 30 dias no local.

_______

19 de outubro: Assembleia de Filiados, aprovou a prorrogação da atual Coordenação da ASSUFRGS Sindicato até 30 de março de 2022, com expectativa de realização de eleições presenciais. Na mesa data ocorreu Assembleia Geral que debateu conjuntura e aprovou o reforço aos chamados para atos pelo Fora Bolsonaro e a manutenção das campanhas contra a PEC 32. Relembre o relato de ambas assembleias.

_______

21 de outubro: ASSUFRGS publica nota de repúdio às manifestações racistas na UFRGS. Tema voltou ao centro do debate, após o estudante do PPG Filosofia, Álvaro Hauschild, proferir uma série de mensagens de cunho racista, contra Sérgio Renato da Silva Júnior, também estudante da universidade, do curso de Políticas Públicas. Leia a íntegra da nota da ASSUFRGS.

________

25 de outubro: CONSUN UFRGS instaura Comissão Especial que acompanhará proposição de destituição do reitor e vice-reitora. Dois integrantes da Coordenação da ASSUFRGS fazem parte da Comissão: Tamyres Filgueira, eleita presidenta e Gabriel Focking. Relembre, aqui.

_______

27 de outubro: Estudantes e trabalhadores da UFRGS protestam contra corte de bolsas e desmonte da ciência e tecnologia. Ato ocorreu no final da tarde em frente ao campus centro e seguiu em caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares. ASSUFRGS marcou presença, sendo representado pelo Coordenador de Assuntos Jurídicos, Ricardo Souza.

________

25 de outubro: ASSUFRGS realizou uma “live” sobre os impactos do Decreto 10.620/21 para aposentados e pensionistas. O decreto visa centralizar o gerenciamento das aposentadorias e pensões de nossa categoria no INSS. Participaram do evento Jefferson Alves, advogado da Assessoria Jurídica da ASSUFRGS; Maristela Piedade e Ricardo Souza, Coordenação Jurídica da ASSUFRGS; Maria Luiza Ramos, Coordenação de Aposentadoria da ASSUFRGS e Elma Dutra, Coordenadora FASUBRA. Assista a íntegra abaixo:

__________

27 de outubro: Ao longo do mês de outubro o CEDEM ASSUFRGS realizou um mês dedicado à celebração da educação e formação da categoria. Foram resgatados os cursos online realizados pelo sindicato ao longo da pandemia, que podem ser assistidos na íntegra, clicando aqui. Além disso, foi divulgados dois novos episódios do Podcast da ASSUFRGS, tendo como tema especial o Centenário de Paulo Freire. Os Coordenadores de Educação Política e Sindical da ASSUFRGS, Sibila Binotto e Frederico Duarte Bartz, entrevistam os pesquisadores Jaqueline Santos Picetti e Paulo Eduardo Dias Taddei. Escute os episódios, clicando aqui.

_______

28 de outubro: Ato no Dia do Servidor Público ocupou entrada do Ministério da Economia, contra a PEC 32. A ASSUFRGS marcou presença, com a Coordenadora de Aposentados, Laís Magbel Camisolão. Ao longo do dia ocorreram caminhadas, atos com falas das entidades e ação na Esplanada dos Ministérios. Veja a cobertura completa.

___________

28 de outubro: Categoria divulga documento com diretrizes para um retorno presencial gradual e seguro na UFRGS, UFCSPA e IFRS. Construído em Reunião Ampliada do Conselho de Representantes, com a contribuição da base, após uma extensa rodada de reuniões em unidades da UFRGS, UFCSPA e IFRS, o documento da ASSUFRGS traz os apontamentos para retorno gradual e seguro aos trabalhos presenciais na base do sindicato. Confira o documento e o relato do CR Ampliado.

___________

Novembro

05 de novembro: CONSUN UFRGS aprova passaporte vacinal para as atividades presenciais na universidade. A bancada dos TAEs, junto com estudantes e docentes, foram responsáveis pela proposição e defesa da proposta. O passaporte vacinal na UFRGS foi aprovado por ampla maioria, sendo 52 votos favoráveis, 3 contrários e 2 abstenções. Veja o relato da sessão do CONSUN.

___________

11 de novembro: Assembleia de Filiados da ASSUFRGS aprova reabertura da Colônia de Férias em dezembro, com passaporte vacinal. A assembleia contou com mais de 160 colegas filiados. A estrutura estava fechada desde março de 2020, devido à pandemia da covid-19. A reabertura foi aprovada por ampla maioria, sendo 111 votos favoráveis, 8 contrários e 2 abstenções. Leia o relato da Assembleia.

__________

11 de novembro: ASSUFRGS participa de reunião com Direção Nacional da Fasubra na UnB.  Acompanhe a fala do Coordenador da ASSUFRGS, Gabriel Focking, que relatou as últimas notícias da mobilização da categoria na UFRGS, UFCSPA e IFRS, incluindo nosso enfrentamento à intervenção na UFRGS.

__________

16 de novembro: Passeata em Porto Alegre exige do governo do RS a regularização de terras destinas à moradia popular. O ato contou com a presença de entidades sindicais, como a ASSUFRGS Sindicato, representada pelos Coordenadores Tamyres Filgueira e Ricardo Souza. 

__________

19 de novembro: Com presença da ASSUFRGS, ALRS realiza audiência pública para debater reformas da reitoria interventora da UFRGS. Sindicato foi representando pelo Coordenagor-geral Gabriel Focking. Assista a íntegra da Audiência Pública – participação da Assufrgs às 01h15m do vídeo:

___________

20 de novembro: Galeria de Fotos – Negras e Negros da UFRGS 2021. No Dia Nacional da Consciência Negra, estudantes e trabalhadores da UFRGS estiveram reunidos em frente à Reitoria para celebrar a negritude na universidade e as ações afirmativas! Colegas Técnico-Administrativos negros marcaram presença na atividade, entre eles a Coordenadora-Geral da ASSUFRGS, Tamyres Filgueira e as Coordenodoras de Assuntos de Aposentadora, Laís Camisolão e Maria Luiza Ramos. Também prestigiaram o momento o Coordenador-Geral da ASSUFRGS, Gabriel Focking, a Coordenadora de Educação Política e Sindical, Sibila Binotto e a Coordenadora de Divulgação e Imprensa, Mariane Quadros.

__________

20 de novembro: Marcha Zumbi Dandara reúne milhares nas ruas de Porto Alegre contra genocídio do povo negro e pelo Fora Bolsonaro. ASSUFRGS marcou presença no protesto. Confira nossa cobertura completa.

___________

24 de novembro: Tem início a nova edição do Percurso Territórios Negros: Afro-Brasileiros em Porto Alegre. A atividade é um tour de onibus que percorre espaços importantes para o povo negro desde a fundação da cidade. Com organização do NEAB UFRGS e apoio da ASSUFRGS e CEDEM ASSUFRGS, a programação ocorreu nos dias 24/11, 03/12 e 11/12. Neste ano a UFRGS foi destaque no percurso. O passeio fez uma parada na Praça Argentina, de frente para o Prédio Centenário da Escola de Engenharia. Ali surgiu a primeira entidade que organizou os trabalhadores da Educação Superior de Porto Alegre, a Cooperativa da Escola de Engenharia, em fevereiro de 1921, que teve entre seus fundadores Julio da Silveira, importante nome para a comunidade negra da capital.

___________

25 de novembro: CEDEM ASSUFRGS participa do 2º Encontro Internacional de Arquivos Sindicais, sediado na Bolívia. Relembre como foi a participação do nosso Centro de Documentação e Memória.

_______

30 de novembro: Assembleia de Filiados da ASSUFRGS definiu a Comissão Eleitoral que irá elaborar o regimento das próximas eleições da Coordenação da Assufrgs. Assembleia também decidiu que o CONASSUFRGS que será realizado em 2022 ocorrerá após as eleições para a Coordenação. Confira o relato da Assembleia de filiados.

________

Dezembro

03 de dezembro: Divulgado o resultado das eleições para a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS (CIS/PCCTAE/UFRGS). Os 10 novos representantes foram eleitos para mandato de três anos (2021-2024). Confira a lista dos eleito, aqui.

________

03 de dezembro: Consulta à comunidade para escolha de diretor do CPD UFRGS é regulamentada pelo CONSUN. Historicamente, desde 1990, o diretor do CPD é um servidor técnico escolhido pelo próprio grupo de trabalhadores. Infelizmente, a gestão do interventor Carlos André Bulhões, desrespeitou a democracia interna do setor e nomeou um diretor docente, não eleito pelo corpo técnico. Saiba mais.

_______

03 de dezembro: CONSUN UFRGS criará ferramenta para analisar casos de racismo na universidade. A proposta foi presentada pela conselheira Tamyres Filgueira, Coordenadora-geral da ASSUFRGS Sindicato. Saiba mais.

_______

04 de dezembro: O XVI Encontro de Aposentados e Pensionistas em Garopaba ocorreu de 04 a 14 de dezembro na Colônia de Férias da ASSUFRGS. A festa de encerramento do encontro foi marcada por uma comemoraram dos 70 anos da Assufrgs, com a exibição do mini-doc com a história da entidade, exposição de fotos históricas, apresentação das atividades do CEDEM ASSUFRGS, coquetel com bolo de aniversário e a presença da Coordenação do sindicato. Confira o depoimentos dos colegas que participaram do evento:

_____________

06 de dezembro: ASSUFRGS fechou o ano com a 11ª e 12ª ação publicitária contra a PEC 32! O sindicato instalou uma nova leva de outdoors pressionando deputados que se dizem favoráveis ou indecisos à PEC 32. Além da publicidade impressa, foram retomados os carros de som em cidades base dos parlamentares. Foram alvo das campanhas os deputados Alceu Moreira (MDB), Giovani Feltes (MDB), Covatti Filho (PP), Pedro Westphallen (PP) e Paulo Vicente Caleffi (PSD). Os materiais circularam nas cidades onde os deputados tiveram mais votos na última eleição, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e região, Ijuí, Santana do Livramento, Bagé, cidades do litoral norte, entre outras. Os coordenadores gerais da ASSUFRGS, Gabriel Focking e Tamyres Filgueira gravaram um vídeo dando destaque à ação do sindicato. O vídeo teve alcance de mais de 118 mil pessoas no facebook da entidade.

_________

06 de dezembro: Coordenadoras da ASSUFRGS tomam posse na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Laís Camisolão, Bernadete Menezes e Tamyres Filgueira fazem parte do NÓS, mandato coletivo (PSOL), que substituiu o vereador Pedro Ruas (PSOL), durante licença. Laís Camisolão, Coordenadora de Aposentadoria da ASSUFRGS, representou o mandato coletivo na Câmara de Vereadores.

___________

07 de dezembro: fechando as atividades do CEDEM ASSUFRGS em 2021, ano do resgate da memória do sindicato, o Centro de Documentação e Memória publicou a versão digital da exposição sobre Júlio da Silveira, fundador da Cooperativa da Escola de Engenharia. Exposição pode ser conferida, clicando aqui. Além disso, foi publicado no YouTube do sindicato uma entrevista com Paulo Silveira, neto de Júlio. Confira no vídeo abaixo:

__________

17 de dezembro: Por 25 votos a 16, o Conselho Universitário da UFRGS determina a suspensão de todos os atos relacionados ou derivados do processo administrativo de aposentadoria por invalidez do servidor Rui Muniz. A resolução foi orientada pela Assessoria Jurídica da ASSUFRGS Sindicato. A entidade está acompanhando de perto o caso do colega Rui Muniz e não permitirá que a reitoria interventora persiga aqueles que lutam em defesa da categoria, da universidade pública, da saúde e das relações de trabalho.

_________

19 de dezembro: ASSUFRGS participa da 2ª edição da Feira Bella Ciao, no Memorial Luiz Carlos Prestes. Sindicato marcou presença com banca da entidade, distribuindo brindes aos filiados e vendendo itens exclusivos. ASSUFRGS teve a honra de expor um pouco da trajetória dos 70 anos da ASSUFRGS dentro do memorial, com exposição de fotos e exibição do mini-doc.

_________